Inadimplente com endereço ignorado pode ir para Justiça

  Uma das situações mais difíceis de cobrar um inadimplente é quando este não usufrui da unidade e não informa onde mora para a administração do condomínio. Em princípio, o...
01 de março 2009 | Atualizado em 12 de julho 2024

 

Uma das situações mais difíceis de cobrar um inadimplente é quando este não usufrui da unidade e não informa onde mora para a administração do condomínio. Em princípio, o síndico deve encaminhar a taxa condominial para o apartamento ou sala do proprietário. Segundo o advogado Eliel Karkles, é obrigação do condômino procurar a fatura para fazer o pagamento e informar o seu destino ou e-mail em que gostaria de receber o boleto. Na ocorrência de mudança, é obrigação do mesmo alterar seu cadastro. Porém por má fé ou desorganização, o proprietário não informar sua localização, o gestor condominial pode até entrar na Justiça para fazer a cobrança.

Não existem leis especificas sobre procedimentos em caso de inadimplente com endereço ignorado. “Deverá ser observada a norma geral”, diz o advogado. De acordo com Karkles, uma saída é ir ao cartório de registro de imóveis, onde estão registrados o os apartamentos do edifício, e obter uma certidão da matrícula do imóvel atualizada. “Nela constará o efetivo proprietário do imóvel naquela data, e contra ele é que deverá ser proposta a ação de cobrança, ressalvada qualquer outra situação excepcional que possa existir”, aponta.

A partir do terceiro mês de inadimplemento, Karkles recomenda que o síndico procure um advogado de confiança e ingresse com uma ação judicial. Ele observa que, caso seja totalmente desconhecido o paradeiro do devedor, este será citado em edital. O imóvel terá de responder pelo débito, até mesmo com sua venda. “Depois da sentença condenatória e não havendo recurso, é importante penhorar a unidade com a averbação da penhora, incluindo informações sobre parcela em débito, encargos e honorários, na matrícula do imóvel. A medida evita que o comprador alegue ignorância do débito”, salienta.

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}