O diferencial da ISO 9001

Ao precisar contratar uma empresa, o síndico se depara com uma incógnita. Será que o produto ou serviço vai satisfazer a necessidade do condomínio? Para garantir uma negociação certeira deve fazer consulta com clientes, verificar o tempo que está no mercado e se é regularizada. Uma outra medida que ajuda a analisar o funcionamento do empreendimento é verificar se ela tem o certificado ISO (Organização Internacional de Padronização) 9001: 2008 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Assim o gestor terá a informação de que a organização segue diretrizes que garantem a qualidade do processo.
A norma ISO 9001 apresenta diretrizes para um Sistema de Gestão da Qualidade e a certificação na mesma serve para avaliar a capacidade de uma organização em atingir os requisitos e regulamentação aplicáveis à satisfação de seus clientes. É baseada em cinco requisitos: sistema de gestão da qualidade, responsabilidade da direção, gestão de recursos, realização do produto, além da medição, análise e melhoria.
Na área condominial, é mais comum encontrar empresas de construção civil, serviços de vigilância e de limpeza credenciadas. De acordo com a sócia-gerente da PSM Consultoria, Regina Helena da Silveira, para se obter a certificação do ISO 9001, no caso de uma construtora, teria de descrever em documentos todos os procedimentos adotados nos serviços para ser seguido da mesma forma por todos os funcionários. “Teria que ter documentos ou fluxogramas de como se deve fazer o controle do concreto, outro de como atender o cliente e assim com todas as etapas e funções”, explica.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado