Quem são nossos condôminos

Aprendi que o síndico representa o interesse de alheios, e se ele não sabe quem são esses alheios, quer dizer que ele só cuida de um prédio. Para realmente saber quem são esses representados é preciso ir além de um cadastro de condôminos atualizado, preocupando-se em entender os comportamentos deles.
04 de janeiro 2021 | Atualizado em 12 de julho 2024

Aprendi que o síndico representa o interesse de alheios, e se ele não sabe quem são esses alheios, quer dizer que ele só cuida de um prédio. Para realmente saber quem são esses representados é preciso ir além de um cadastro de condôminos atualizado, preocupando-se em entender os comportamentos deles.

Nessa esteira existem vários parâmetros que compõem as métricas de uma pesquisa comportamental de um determinado público, entre elas está a faixa etária. Pesquisas, como as da multinacional Nielsen Company, segmentam as faixas etárias em gerações que possuem, em média, as mesmas tendências de comportamento.

A pesquisa realizada pela Nielsen Company segmentou as gerações em cinco classificações de estágio de vida: Geração Z (idade 15-20), Geração Y (21-34), Geração X (35-49), os Baby Boomers (50-64) e a Geração Silenciosa (65 anos ou mais). O resultado da pesquisa vem norteando o mundo corporativo na formatação de pesquisas demográficas e construção de perfil de clientes quando o parâmetro é a idade.

Como sempre afirmo, devemos beber da fonte das soluções contempladas no mundo corporativo e assim aplicá-las no bom exercício da função de síndico. Seria prudente termos em mãos esses dados demográficos e assim identificar o perfil comportamental dos condôminos com base em suas gerações.

Geração Z (idade 15-20) - São os nascidos na era digital e possuem um comportamento de insatisfação com relação às perspectivas futuras relacionadas à economia, emprego e política. São ansiosos e imediatistas, mas tolerantes e abertos a novos conceitos.

Geração Y (idade 21-34) - Foram os primeiros a terem um computador pessoal e internet no seu cotidiano, sendo assim a tecnologia é sinônimo de ferramenta de trabalho, muito mais que lazer e entretenimento. Tornaram-se adultos no final da década de 1990, sendo também conhecidos como os “millennials”. São “multi-tarefeiros” e dão importância à flexibilidade e ao feedback.

Geração X (idade 35-49) - São rigorosos com prazos e horários e respeito à hierarquia. Hoje se considera que tenham mais facilidades à adaptação com as funcionalidades das tecnologias.

Baby Boomers (idade 50-64) - São a geração que cresceu na frente de uma televisão, mas desenvolveram e criaram a maioria das brincadeiras de rua durante a sua infância. Valorizam a família e valores tradicionais.

Geração Silenciosa (65 anos ou mais) - O termo “silencioso” se refere ao comportamento conformista da geração, sempre preocupada com o bem-estar da sociedade.

As definições que apresentei acima servem só para ilustrar a diferença de comportamento entre as gerações. Seria necessário muito mais detalhes para conhecermos a fundo cada uma delas. Também as idades mencionadas podem variar levando-se em conta os aspectos culturais e nacionalidades. Mas espero que esses exemplos sirvam de inspiração aos colegas na busca do levantamento dos seus condôminos.

Rogério de Freitas, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial,Síndico Profissional.

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}