Construindo uma gestão tranquila desde o primeiro dia de mandato

A vida em condomínio exige respeito, organização e um síndico proativo, que atue como líder e gestor.
22 de abril 2024 | Atualizado em 22 de abril 2024

 

A vida em condomínio exige respeito, organização e um síndico proativo, que atue como líder e gestor.

Uma gestão condominial eficiente desde o início do mandato é crucial para garantir a harmonia, a segurança e a valorização do patrimônio dos proprietários de unidades do empreendimento - e claro, a tranquilidade do síndico.

A comunicação clara e acessível é crucial. Mantenha os moradores informados sobre decisões, contas, assembleias e eventos através de canais utilizados no seu condomínio, sejam eles murais, grupos online, newsletters, entre outros. Um ponto importante é manter sempre o máximo de transparência principalmente nas finanças, apresentando relatórios financeiros claros e detalhados, incluindo receitas, despesas e os investimentos realizados.

Elabore e revise o regimento interno, garantindo que este seja claro, objetivo e atenda às necessidades do condomínio. A ideia aqui é mantermos as regras e normas bem definidas, evitando problemas de comunicação e conflitos. Estes, quando ocorrerem, devem ser tratados de forma justa e imparcial, buscando soluções consensuais.
Por fim, crie um cronograma de manutenções corretivas a fazer, levantados em vistoria inicial no empreendimento, bem como o cronograma de preventivas, visando evitar problemas futuros e garantir a segurança e a valorização do patrimônio.

Dicas para o síndico no dia a dia:

1) Organize-se! Utilize ferramentas como planilhas, calendários e softwares para auxiliar na gestão das tarefas e prazos.
2) Delegue funções, distribua tarefas entre a sua equipe e moradores dispostos a colaborar.
3) Seja acessível, defina horários para atendimento aos moradores, seja pessoalmente ou por canais online.
4) Participe de cursos, treinamentos e eventos sobre gestão condominial para aprimorar suas habilidades e manter-se sempre atualizado.
5) Busque assessoria. Contrate um profissional especializado em gestão condominial para auxiliar nas tarefas mais complexas ou que exijam conhecimento específico, como por exemplo, questões legais.

Uma gestão condominial bem estruturada desde o início contribui para um ambiente mais harmonioso, seguro e valorizado, proporcionando aos moradores uma vida tranquila e agradável em seu lar.

Geovanna Gregory é gestora condominial, síndica profissional e consultora em sindicatura. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, especialista em Negócios Imobiliários, pós graduanda em Direito Condominial e Imobiliário, em Administração de Conflitos e Gestão Empresarial.

 

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}