Pré-requisitos

Segurança na contratação dos Funcionários

  Segurança e confiança são pré-requisitos em toda relação entre empregado e empregador, especialmente no que diz respeito a condomínios residenciais e empresariais. Por isso, contratar novos funcionários requer atenção...
11 de junho 2014 | Atualizado em 12 de julho 2024

 

Segurança e confiança são pré-requisitos em toda relação entre empregado e empregador, especialmente no que diz respeito a condomínios residenciais e empresariais. Por isso, contratar novos funcionários requer atenção especial do síndico, que precisa avaliar com cuidado o perfil do novo integrante do dia a dia do prédio.

O Edifício Majestoso, em Criciúma, está vivendo um momento de transição, pois o síndico Marcelo Katayose acaba de contratar uma nova zeladora. “Conforme o contrato, a nova funcionária deve fazer uma experiência de três meses”, explica. Segundo o síndico, este período é importante para conhecer melhor e analisar como será a relação de trabalho.

O edifício tem uma grande circulação de pessoas, pois possui 50 apartamentos e oito salas comerciais. Por isso, é preciso escolher bem os funcionários, zelando por um ambiente seguro, inclusive orientando para que os colaboradores estejam atentos caso presenciem alguma atitude ou circunstância suspeita. Quando o síndico não está pessoalmente no prédio, a zeladora poderá representá-lo, se necessário. “É importante ter esta confiança”, diz.

Katayose destaca que um diferencial é buscar por indicações. “Conhecer o currículo, o histórico da pessoa e saber onde mora também são dados essenciais”, aconselha. Apesar de a seleção ser uma etapa relativamente tranquila, a parte mais difícil é saber se a convivência e o trabalho serão satisfatórios. “Por isso a necessidade do período de experiência”, completa.

 Orientações

Na hora da contratação de zeladores, faxineiros e vigias e quando é necessário terceirizar serviços, os síndicos precisam analisar com cuidado o perfil do candidato e da empresa prestadora. “E essa recomendação é de fato muito importante para promover a segurança dos condôminos”, explica o assessor jurídico do Secovi-Sul, Alexandre Macedo Vieira. Desde quando começou a atuar junto ao sindicato, há seis anos, o advogado não se lembra de haver ocorrências graves neste tipo de relação na região.

Vieira lembra que uma boa entrevista e uma análise minuciosa são fundamentais. “Para contratar funcionários, por exemplo, os condomínios podem contar com o auxílio de uma empresa de recursos humanos”, recomenda.

O assessor jurídico ressalta também que, dentre outros documentos e dados, além do histórico pessoal, pode ser interessante solicitar ao candidato à vaga a folha de antecedentes criminais, requerida no Fórum. “O próprio empregado pode entregar esse documento na hora da contratação”, ressalta.

Dicas de segurança na hora de contratar:

• Analise o currículo e o histórico do candidato

• Faça contrato de experiência

• Solicite documentos, como comprovante de residência e folha de antecedentes criminais

• Quando possível, busque por indicações

• Em caso de contratação de empresa terceirizada, visite a sede, conheça o histórico de serviços anteriores e investigue se há grande rotatividade de funcionários.

por Soraya Falqueiro   

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}