IBGE promove dia do Censo nesta quarta na Pedra Branca

O Censo 2022 está na fase de apuração e refinamento dos dados, a reta final da coleta, e o IBGE tem feito alguns esforços para alcançar o máximo de moradores.
Em Santa Catarina, na próxima quarta, 19/4, a partir das 10 horas, o Instituto promoverá um Dia do Censo no Passeio Pedra Branca, em Palhoça. Com o mote “A maior riqueza de um país é a sua informação”, a ação faz parte de uma Mobilização Nacional de conscientização chamada Condomínios no Mapa, que conta com a presença dos servidores do Instituto em áreas de alta renda em 19 estados do país.
Durante a ação haverá distribuição de panfletos, agendamento de entrevistas e conscientização de síndicos e moradores, com recenseadores em atendimento. O objetivo é sensibilizar os moradores de áreas de alto poder aquisitivo sobre a importância de responder ao Censo Demográfico 2022.
A média estadual de não resposta está em 3,7%, abaixo da nacional de 4,4%, mas os índices de não resposta têm ficado acima da média nessas áreas. Na Grande Florianópolis, concentram-se os piores índices do estado – 11,2% na capital, 8,9% em Palhoça e 6% em São José.
A maioria das não respostas deve-se aos moradores ausentes. Nos condomínios de maior poder aquisitivo, em geral há menos pessoas morando em cada domicílio e mais residentes que trabalham fora. No bairro Pedra Branca, por exemplo, há setores que chegam a 68% no índice de morador ausente.
Todos as pessoas que ainda não foram recenseadas podem ligar para o Disque-Censo 137 ou para o 0800 721 8181.
Caso o domicílio já tenha sido visitado e o morador não estiver em casa ou ainda não tenha respondido, ele poderá fazer a entrevista direto pelo telefone ou solicitar o e-ticket para preenchimento do questionário pela internet.
Se o domicílio ainda não tiver recebido a visita do recenseador, o atendimento encaminhará para verificação e agendamento com a equipe local.
Não é raro também os recenseadores esbarrarem com síndicos e portarias inacessíveis e negativas de pessoas que preferem não prestar informações. O IBGE reforça que, mais do que um dever, responder ao Censo é um direito de todo cidadão e a qualidade da pesquisa depende da colaboração de todos.
Além de base para serviços públicos como dimensionar as vacinas necessárias para imunizar a população, os números fornecem subsídio para o planejamento de estabelecimentos de ensino de uma região, auxilia na prospecção e desenvolvimento de novas empresas e empreendimentos, atualizam mapas que servem de base para aplicativos de navegação por GPS e contribuem com dados sobre deslocamentos que podem auxiliar em planejamentos para melhoria do trânsito e mobilidade urbana.
A Condomínios no Mapa vem na sequência da Ação Nacional Favela no Mapa do último dia 25, que em SC contou com a presença do IBGE no bairro Monte Cristo, na capital, em um trabalho focado nas favelas e comunidades da grande Florianópolis.
Essas Mobilizações focam nos segmentos mais desafiadores dos trabalhos de coleta do Censo, visando contemplar as mais diversificadas realidades para garantir a qualidade da pesquisa e compor um retrato fiel do Brasil.
O Superintendente Adjunto do IBGE em SC, Guilherme de Barros Coelho, estará no local disponível para prestar informações às 10h30. O prefeito Eduardo Freccia também foi convidado pelo Instituto.
Fonte: IBGE
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado