Ilumine o condomínio com economia

Conhecer os sistemas e mecanismos de iluminação instalados no condomínio é o primeiro passo para a economia. Saber economizar significa ainda buscar informações sobre equipamentos mais vantajosos e viáveis. O descuido com a iluminação pode significar muito na hora de pagar a conta de energia.
Para iluminar ambientes comuns que dispensam a luz contínua, tais como corredores, hall, escadarias e áreas comuns das edificações, algumas construtoras adotam o sistema de iluminação coletiva por minuterias – dispositivos elétricos que permitem manter acesas as lâmpadas de um ambiente por período de tempo definido, desligando-as automaticamente em seguida. Porém, quando o interruptor é acionado, geralmente, as luzes do bloco inteiro são acesas, ao mesmo tempo. Ou seja, é impossível ligar as lâmpadas de um corredor somente, pois o mecanismo está interligado.
De acordo com o engenheiro eletricista Marcos Danerau Cruz, a minuteria gera mais consumo de energia elétrica e ainda possui tempo limitado de iluminação. “É preciso pesquisar e se informar bem antes de escolher o melhor sistema. A minuteria permanece ligada de acordo com o tempo programado, geralmente, um minuto. Se o morador parar para conversar e passar desse período, ele vai ficar no escuro”, orienta. A melhor opção, segundo o engenheiro, é o sistema por sensor de presença. “O sensor de presença é acionado com o movimento no ambiente”, explica.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado