O conceito de “networking” está deturpado?

No final de outubro tivemos o maior evento nacional do setor condominial.
03 de novembro 2023 | Atualizado em 06 de dezembro 2023

 

No final de outubro tivemos o maior evento nacional do setor condominial.

Com um público de mais de 1500 pessoas, Florianópolis recebeu representantes da nação condominial e colegas de sindicatura de todo o país. Um vasto conteúdo com 12 horas de programação e palestras que impactaram a carreira dos players do mercado que ali estavam presentes. A magnitude do evento é tanta que posso afirmar categoricamente que hoje há glamour no exercício da função de síndico. Foi uma grande realização pessoal estar presente na área de exposição com um estande do SindHub ao lado do estande do JC, bem como no palco dividindo espaço com os colegas embaixadores do evento. E exercer finalmente o propósito maior desse tipo de evento, sendo o “networking”.

O que me intrigou nesse fim de semana foi a palavra “networking”, que foi utilizada milhares de vezes durante o evento, inclusive na minha fala no palco. Porém, percebi uma displicência e até um certo desrespeito ou superficialidade com a importância do conceito. Para muitos, esse exercício se resume a uma mera troca de cartões de visita ou o levantamento de “lides”. Porém “networking” é muito mais do que isso. É o esforço de construir uma rede de conexões comunitária para alavancar os resultados em mútua ajuda, não apenas obter uma lista de contatos.
Este esforço exige ir além de uma simples coleta de conexões. É preciso uma íntegra entrega para nutrir relacionamentos significativos, com o objetivo comum do crescimento coletivo. Nessa “pegada” de colaboração, o “networking” rejeita a ideia de que o sucesso é uma jornada solitária e independente. O resultado positivo vem do fortalecimento das conexões com tempo e interesses de qualidade.

No entanto, eu preciso destacar para você colega de sindicatura que o conceito de “networking” foi deturpado por muitos, que o reduziu a uma busca implacável de oportunidades de contatos para benefícios próprios. Aqueles que enxergam o conceito apenas como um atalho para o sucesso individual além de perder a verdadeira essência desse valioso recurso, deveriam “lavar a sua boca”, como grosseiramente diziam os mais antigos, antes de falar que o que estão fazendo é “networking”.

Precisamos resgatar o verdadeiro conceito desta palavra, não somente quando a empregarmos em uma frase, mas em sua essência. Formar e exercer uma verdadeira rede de colaboração compartilhada para aprender, evoluir e crescer juntos. O sucesso da sindicatura que refletirá em condomínios melhores, e massas condominiais com interesses bem representados e sonhos aproximados será resultado de uma comunidade condominial melhor interconectada.

Rogério de Freitas é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial e síndico profissional

 

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}