Esteja preparado e sempre alerta!

Este mês fui convidado para participar de uma apresentação que irá abordar as características do síndico do futuro. Porém, a minha participação nessa apresentação ficará limitada a uma única característica de minha livre escolha
Sem falsa modéstia, devo dizer que pensar a respeito desse tema, para mim não é nada desconfortável apesar de desafiador, pois sempre me vejo pensando a respeito do perfil do síndico de alta performance. Sobretudo do perfil do síndico que estamos construindo para o futuro. Por isso, acho que o tema pode parecer um pouco clichê, mas é inegável que sempre será intrigante já que o “terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão” como diz o poema.
Sendo assim acho que desde já, não só no futuro, o síndico de alta performance precisa ser capaz de se ajustar rapidamente às mudanças, aproveitar as oportunidades e lidar com os desafios que surgem sem aviso prévio. Capacidade de adaptação para mim é característica que fará a diferença no bom exercício da sindicatura. Seja no contexto atual como em um cenário que está em constante e acelerada evolução. Avanços tecnológicos, novas regulamentações e demandas da massa condominial podem se apresentar de maneira repentina. O colega de sindicatura que não é flexível e disposto a se adaptar às mudanças corre o risco de sucumbir e não conseguir atender às expectativas dos condôminos.
É inegável que no caminho em direção ao futuro estaremos também envelhecendo. E à medida que envelhecemos, nossa capacidade de adaptação às novidades tende a diminuir devido a fatores psicológicos, sociais e biológicos. E também pela "aversão à novidade", que aumenta com a idade, resultando na preferência pelo familiar em detrimento do desconhecido, muitas vezes devido à sobrecarga de informações e complexidade do “mundo novo”. Mas também como diz outro poeta: “o novo sempre vem.”
Para anular essa questão e manter nossa capacidade de adaptação ativa, é fundamental adotar uma abordagem consciente e proativa. Algumas atividades que podem ajudar a contrariar essa tendência incluem:
1. Aprendizado Contínuo: Engajar-se em aprendizado ao longo da vida, seja por meio de cursos, leituras e experiências práticas, ajuda a manter a mente ágil e curiosa. Familiarize-se com as soluções do mercado.
2. Exercício Mental: Resolver quebra-cabeças, jogos de estratégia e enigmas desafia o cérebro e estimula a criatividade. Participe pelo menos 1 vez do SindPlay.
3. Mudança de Rotina: Introduzir pequenas mudanças na rotina diária pode criar um ambiente propício para lidar com a mudança em escalas maiores. Seja o comandante da sua agenda.
4. Networking e Interações Sociais: Conectar-se com pessoas de diferentes origens e idades expõe a você novas ideias e experiências. Saiba o que outros colegas de sindicatura estão fazendo.
5. Seja curioso: Mantenha a mente aberta para explorar, questionar e aprender constantemente, cultivando a curiosidade como um valor essencial. Não tenha medo da tecnologia.
Na década de oitenta, durante minha infância e juventude, participei do movimento escoteiro. O lema desse movimento é: “Sempre Alerta!”. O curioso é que o lema em inglês é: "Be Prepared" (esteja preparado). Penso que, se a sindicatura fosse um movimento de desenvolvimento pessoal de olho no perfil do síndico do futuro poderíamos unir as duas formas em um só lema: Esteja preparado e sempre alerta!
Rogério de Freitas é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial e síndico profissional.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado