CONVENÇÃO

O conselho fiscal renunciou coletivamente e ficamos sem conselheiros e subsíndico. O que fazer?

Pergunta: O conselho fiscal atual renunciou de forma coletiva e nenhum outro morador quer fazer parte do conselho fiscal, ficamos sem conselheiros e sem subsíndico. O que fazer? Resposta: Não...
31 de julho 2023 | Atualizado em 08 de agosto 2023

Pergunta: O conselho fiscal atual renunciou de forma coletiva e nenhum outro morador quer fazer parte do conselho fiscal, ficamos sem conselheiros e sem subsíndico. O que fazer?

Resposta: Não é obrigatória a existência de conselho fiscal no condomínio. Cada condomínio vai prever, em sua Convenção, se ele existirá ou não.
Uma vez que a Convenção preveja a existência do conselho fiscal, como no caso exposto na pergunta, é obrigatório o preenchimento dos respectivos cargos. Por outro lado, ninguém é obrigado a assumir o cargo de conselheiro contra a sua vontade.

Dessa forma, havendo a renúncia coletiva do conselho fiscal e também do subsíndico, deve ser convocada uma assembleia geral extraordinária para eleger os novos conselheiros.

Caso ninguém aceite o encargo, o que deverá constar expressamente na ata da assembleia, o síndico acumulará as funções do subsíndico, e prestará contas diretamente aos condôminos na assembleia geral ordinária.

Outra solução para o caso seria alterar a Convenção, extinguindo o conselho fiscal, uma vez respeitado o preenchimento mínimo do quorum legal.

Baccin Advogados Associados
Adolfo Mark Penkuhn
OAB/SC 13.912
(48) 3222 0526

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}