Semana Lixo Zero provoca reflexão sobre gestão de resíduos

A Semana Lixo Zero 2013 acontece de 20 a 27 de outubro, em Florianópolis, com atividades gratuitas realizadas em diferentes locais e voltadas para diversos públicos, a iniciativa é do Instituto Lixo Zero Brasil, presidido pelo catarinense Rodrigo Sabatini.
O ILZB faz parte da Zero Waste International Alliance (ZWIA – Aliança Internacional para o Lixo Zero), movimento internacional de organizações que disseminam o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo. O objetivo do evento é fazer com que a toda a sociedade reflita sobre o tema geração e a gestão de seus resíduos. “Queremos chamar a atenção e difundir o Conceito Lixo Zero, promover metas Lixo Zero e suas práticas. Seminários com a presença de convidados internacionais mostrarão o andamento e o sucesso de iniciativas em países como a Itália, Estados Unidos e Suécia”, explica Rodrigo Sabatini.
A programação prevê eventos focados em todos os públicos e idades, desde a revolução dos baldinhos para crianças, passeio ciclístico, museu do lixo, feira do cacareco, debates, seminários e atividades práticas voltadas para condomínios e ambientes públicos e de trabalho.
A empresa NovoCiclo, uma das empresas patrocinadora da Semana, realizará a palestra: “Aprenda como tornar seu condomínio Lixo Zero”, com 2 horas de duração, troca de idéias e certificado de participação. “Nesta edição, estamos difundindo o conceito lixo zero para os condomínios, pois temos um trabalho de reciclagem específico nesta área. Estamos abordando questões conceituais e práticas buscando fortalecer e tornar síndicos, funcionários e moradores multiplicadores do conceito lixo zero”, explica o diretor de Operações da Novociclo, Fábio Pauletto.
De acordo com Pauletto, a recente Política Nacional de Resíduos Sólidos trouxe o conceito de responsabilidade compartilhada, buscando regulamentar e adequar as atividades geradoras de resíduos. “Neste sentido, os condomínios possuem papel fundamental, sendo grandes responsáveis pela geração de resíduos nos centros urbanos e por terem a possibilidade de desenvolver soluções independentes, tornando-se verdadeiros agentes ambientais para as cidades e multiplicadores do conceito lixo zero”, explica.
A Semana Lixo Zero tem o apoio do Jornal dos Condomínios. Acompanhe a cobertura no facebook.com/jornaldoscondominios. Acesse e confira a programação completa: http://ilzb.org/site/?p=594
O que é Lixo Zero?
O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários.
Prevê que materiais que muitas vezes são descartados no lixo comum ou levados para reciclagem sujos e misturados – dificultando seu reaproveitamento -, sejam encaminhados para usinas, fábricas ou novos negócios que os utilizem como matéria prima. Lixo Zero também é um conceito de vida (urbana e rural), no qual o indivíduo e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de destiná-los para aterros ou outros locais de destinação.
Apesar de nascida do idealismo, a filosofia Lixo Zero está sendo incentivada por causa da dura realidade: o alto custo e a dificuldade cada vez maior de conseguir permissões para novos aterros sanitários, e uma consciência de que os resíduos orgânicos nos aterros liberam metano – que é um dos gases de efeito estufa – e chorume, onde ambos devem ser totalmente controlados.
Fonte: Lixo Zero Brasil
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado