Use o gás com segurança e previna acidentes

  Seja na central ou no aquecedor de água, os cuidados com o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), conhecido como gás de cozinha, são indispensáveis. O síndico deve garantir a...
24 de abril 2014 | Atualizado em 12 de julho 2024

 

Seja na central ou no aquecedor de água, os cuidados com o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), conhecido como gás de cozinha, são indispensáveis. O síndico deve garantir a manutenção e inspeção, pois se o sistema for mal cuidado, o condomínio estará em perigo, devido à maior facilidade de ocorrer vazamentos. A escolha de uma empresa que apresente qualidade na prestação de serviços trará mais sossego ao gestor condominial e as famílias que moram no prédio.

É preciso vistoriar periodicamente as tubulações, locais de armazenamento, reguladores de pressão e válvulas de bloqueio. As conexões merecem observação especial, pois são os locais aonde mais ocorrem vazamentos. Se houver ferrugem aparente, deve ser contatada uma empresa especializada em manutenção. É importante não utilizar veda roscas e não tapar as adequações ambientais.

Ao contratar uma empresa para fornecimento e manutenção da central de gás, o diretor da Tubo Gás, situada em São José, Cristovão Antônio Goedert, recomenda aos síndicos que verifiquem se a organização tem registro junto ao Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e conta com engenheiro responsável. “Dessa forma, caso ocorra algum sinistro poderá reclamar ao conselho, que tomará suas providências”, explica. Também é importante exigir uma relação de clientes para consulta dos serviços prestados e abastecer com companhias que prestam assistência técnica 24 horas. Assim, se houver vazamentos, o síndico pode acionar o serviço imediatamente.

Entre os cuidados com a central de gás, Goedert alerta que não pode ser armazenado com outros produtos. “Tem pessoas que costumam usar a central como depósito e guardam até tinta, um produto inflamável que aumenta os riscos de incêndio. Outro objetivo de deixar o espaço livre, é evitar obstruções para fechar o registro em caso de emergência”, descreve.

Os botijões de gás de 13 quilos são um perigo dentro dos apartamentos. Mesmo que não seja obrigatória a central de gás em condomínio, muitos prédios antigos ainda utilizam essa forma de abastecimento. Nesse caso, Goedert salienta que é preciso verificar a validade do regulador e mangueira e sempre comprar botijão com boa aparência. “Se estiver com um aspecto de muito usado e enferrujado, pode estar com problemas de corrosão e causar vazamento que ponham em risco o condomínio”, observa.

Os aquecedores de água a gás também merecem atenção. Conforme os manuais de instruções de fabricantes e as normas da ABNT (Associação brasileira de Normas Técnicas), deve ser feita manutenção preventiva rigorosa a cada 12 meses para aquecedores com acendimento automático e a cada seis meses para os que têm chama piloto (acendimento manual).

De acordo com o gerente técnico da empresa Aquecelares Aquecedores, Marcos Aurélio Pereira, a manutenção é necessária porque o aparelho perde o lubrificante no êmbolo por causa da passagem da água. “Entre as medidas, tem que ser colocada uma graxa para não romper a sua borracha. Sem manutenção, pode romper a saída da água quente”, explica.

Pereira lembra que é obrigatório o aquecedor ficar na área de serviço para garantir a segurança dos moradores. A falta de manutenção pode travar a válvula de gás e o aparelho ficar ligado. “Então começa a derreter a câmera de combustão, o equipamento não vai desligar e continuará funcionando,podendo pegar fogo”, explica. “É mais seguro e econômico do que o chuveiro elétrico, mas tem que seguir as regras. Em hipótese alguma se deve deixar papel, pano ou detergente embaixo ou próximo ao aparelho, sob risco de incêndio”, acrescenta.

Matéria originalmente publicada em Jornal do Condomínio de Maio de 2010

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}