DINÂMICA DE GESTÃO

Saiba as diferenças na gestão dos condomínios residenciais e comerciais

Muitos síndicos profissionais atuam tanto na gestão de condomínios residenciais quanto comerciais. Com base no Código Civil, a responsabilidade do gestor é a mesma, independentemente do tipo de prédio. Apesar de a legislação ser igual, entre esses espaços existem algumas diferenças que servem para garantir o bom funcionamento da comunidade condominial.
25 de abril 2023 | Atualizado em 28 de abril 2023

Os gestores devem analisar a convenção e o regimento interno dos imóveis para entender as regras e as dinâmicas de convívio

Muitos síndicos profissionais atuam tanto na gestão de condomínios residenciais quanto comerciais. Com base no Código Civil, a responsabilidade do gestor é a mesma, independentemente do tipo de prédio. Apesar de a legislação ser igual, entre esses espaços existem algumas diferenças que servem para garantir o bom funcionamento da comunidade condominial.

Administradora da F5 Gestão de Condomínios, Catiane dos Santos aponta, na prática, quais as diferenças existentes na gestão desses espaços.

 

Catiane dos Santos: “São públicos com objetivos diferentes e cabe ao síndico equalizar esses interesses”

 

“Em um prédio comercial, as interações se dão em um horário previamente definido, uma vez que esse local visa o atendimento ao condômino e seus clientes. Por isso é fundamental manter o prédio limpo, sem falhas como de elevador, refrigeração, portas de entrada, conservação externa predial e áreas verdes. Já no residencial as interações são constantes e a utilização do prédio ocorre 24 horas por dia com todas as exigências anteriores, mas estão totalmente direcionadas ao bem-estar e convívio dos moradores”, aponta a administadora.

Catiane dos Santos orienta que os gestores desses espaços analisem a convenção e o regimento interno dos imóveis. Segundo ela, nos documentos é possível perceber a forma de convívio e de tratamento em casos especiais como multas e proibições.

"Na dinâmica entre as pessoas há muitas opiniões e ações diferentes que exigem do síndico um conhecimento hábil da convenção e regimento. Isso permite que ele possa aplicar de forma coerente e racional as regras, mas também ser possuidor de um conhecimento de mediação para manter a harmonia. Lembre-se de que são públicos diferentes, com objetivos diferentes, e cabe ao síndico equalizar esses interesses", completa Catiane dos Santos.

Comercial ou residencial: qual deles é mais complexo de administrar?

Tanto um condomínio comercial quanto um residencial demanda atenção com assembleias, segurança, limpeza e manutenção. Em geral, os gestores acreditam que é mais complexo administrar um espaço residencial. No mercado condominial há 12 anos, sendo síndico de seis condomínios – a maioria comercial – na região de Florianópolis, Luiz Otávio Campos Simone explica a preferência.

 

Luiz Otavio Simone: As demandas e o leque de prestadores de serviços são maiores nos edifícios residenciais

 

“O residencial é mais complexo, pois tratamos com famílias e sonhos de pessoas que, muitas vezes, vêm de culturas bem diferentes. As demandas e o leque de prestadores de serviços tendem a ser maiores”, opina Luiz Otávio.

Ele cita as áreas comuns como ponto de destaque, pois em edifícios comerciais, esses locais normalmente são corredores e elevadores. Já nos residenciais, são piscina, salão de festas, espaço gourmet, playground e academia.

“Nos residenciais, os moradores querem um ambiente seguro, tranquilo e bem-organizado para que não tenham problemas na relação com os demais coproprietários. No comercial, a vida é mais prática e objetiva, não há muito tempo para se perder, então os condôminos esperam soluções rápidas e sem a necessidade de muitas deliberações, pois para os proprietários aquele imóvel é um bem que tem que gerar renda e não transtorno”, completa o síndico.

Quem também concorda é a síndica Adriana Gonçalves Lins de Souza. Há 20 anos no ramo e atuando em três condomínios – um deles misto – na região da Trindade, em Florianópolis, ela destaca a segurança como uma das diferenças desses espaços.

“No meu caso, tenho uma demanda maior com a segurança dos condomínios residenciais, pois temos mais unidades e moradores do que nos comerciais, e a circulação de pessoas é bem mais intensa”, afirma.

A dinâmica de trabalho é outro ponto divergente nesses empreendimentos.

“Também vejo diferença na quantidade de funcionários, mas isso é relativo, uma vez que depende muito do tamanho de cada condomínio. Logo, o número de funcionários é proporcional”, finaliza a síndica Adriana.

Serviço

Encontre e cote serviços de Administradoras de Condomínios

Encontre e cote serviços de Síndicos Profissionais

 

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}