Síndico, que imagem você passa para seus condôminos?

Naturalmente quem se candidata à função de síndico tem uma predisposição ao protagonismo. Caso contrário, se quisesse ser coadjuvante perante a massa condominial ficaria na posição de condômino
Para personificar esse protagonista, que se destaca entre essa coletividade ao ponto de ser escolhido para representá-la, é preciso acontecer uma identificação com modelos pré-definidos no inconsciente coletivo que compõem essa imagem. Esses modelos de "personalidade" foram identificados pelo psiquiatra suíço Carl Jung como arquétipos. Ao todo, Jung numerou 12 arquétipos que hoje são a base de várias áreas de atuação incluindo política, liderança e marketing no que diz respeito à construção de marcas.
Sempre digo que o universo condominial deve buscar inspiração nos modelos validados no universo corporativo, onde os executivos de sucesso têm a precisa leitura e até sustentam ou lapidam a imagem que fazem as pessoas que estão em sua órbita. Então vou relacionar na sequência os 12 arquétipos de Jung, colocando neles um viés da personalidade de síndico. E assim permitir que a você colega de sindicatura, o exercício de tentar identificar-se com um ou mais arquétipos possíveis.
1 - O síndico INOCENTE - É aquele que com a necessidade de agradar a todos evita criar conflitos.
2 - O síndico SÁBIO - Metódico, lógico e criterioso. Muitas vezes fica preso aos detalhes que podem se transformar em um desafio na execução das demandas.
3 - O síndico REBELDE - Questionador e insubordinado, fica incomodado quando as regras e costumes do condomínio não representam a sua posição na cadeia de comando.
4 - O síndico MAGO - Não é muito objetivo e se concentra em demandas que possa conduzir de forma mais intuitiva ou até inovadora. A tudo tenta atribuir um olhar universal.
5 - O síndico AVENTUREIRO - Autêntico e ousado gosta de transformar cada demanda em uma experiência diferente evitando modelos e rotinas.
6 - O síndico HERÓI - Vitalidade e coragem na busca do bem da coletividade. Sua presença inspira segurança na massa condominial.
7 - O síndico AMANTE - São pessoas apoiadas a sua aparência estética, sobrepondo esse arquétipo a qualquer outro. Não é um arquétipo que costuma fazer a diferença no exercício da sindicatura, porém não quer dizer que a aparência deva ser negligenciada.
8 - O síndico COMEDIANTE - Divertido, leve e espontâneo. Parafraseando Chaplin: pode muitas vezes agir como palhaço mas seu objetivo é a alegria da massa condominial.
9 - O síndico HOMEM COMUM - Pertencer ao grupo é o mais importante, independente das suas responsabilidades e posição de destaque. É a figura do bom vizinho que o mais importante é ser útil.
10 - O síndico PRESTATIVO - Totalmente altruísta ele busca atender as demandas do maior número de pessoas possível movidos por muita empatia e compaixão.
11 - O síndico GOVERNANTE - Percebido como aquele que está no comando assegurando o cumprimento das regras estabelecidas na convenção e no regimento interno.
12 - O síndico CRIADOR - Inovador e criativo na solução de demandas inusitadas, passa certa segurança para transpor desafios incomuns.
Estes são os 12 arquétipos de Jung com uma pitada de sindicatura. Permita-se fazer esta brincadeira e identificar qual, ou quais destes, podem construir o seu perfil e assim entender como você é visto pela massa condominial.
Rogério de Freitas é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial e síndico profissional.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado