Iluminação e Retrofit para condomínios.

  Boa parte das despesas de um condomínio decorrem do consumo de energia em setores e equipamentos comuns a todos os moradores de edifícios de apartamentos. Em condomínios residenciais, cerca...
02 de agosto 2016 | Atualizado em 12 de julho 2024

 

Boa parte das despesas de um condomínio decorrem do consumo de energia em setores e equipamentos comuns a todos os moradores de edifícios de apartamentos. Em condomínios residenciais, cerca de 19% desse consumo, corresponde à energia consumida por equipamentos de iluminação e podem chegar aos 39% se considerarmos edifícios comerciais.
Atualmente, com a utilização de luminárias em LED cada dia mais eficientes e acessíveis, é possível mudar esse panorama.

Atualmente fala-se muito em Retrofit que consiste em conservar a estrutura original do edifício, acrescentando à ela, materiais e equipamentos modernos e mais eficientes. Quando falamos em retrofit dos sistemas de iluminação, a simples troca de lâmpadas convencionais por outras mais eficientes pode representar um consumo 50% menor, podendo chegar até 80% quando aliada à troca de luminárias e outras pequenas alterações relacionadas às cores de tetos, pisos e paredes dos ambientes das áreas comuns dos edifícios, como garagens, salão de festas, circulações, entre outros.
Para um futuro melhor, é extremamente válido repensar e investir em melhorias para os sistemas de iluminação de edifícios já consolidados.


arq. Marina Makowiecky, especialista em iluminação.
Allume Arquitetura de Iluminação
Rua Rui Barbosa, 466 – Agronômica . Florianópolis / SC
Tel. 48 3028.2254
www.allume.arq.br
marina@allume.arq.br

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}