Esporte e lazer no prédio

  Na temporada de verão as crianças estão em férias escolares e ficam mais tempo em casa. É o momento delas se divertirem. Atualmente o computador é a televisão são...
19 de novembro 2012 | Atualizado em 12 de julho 2024

 

Na temporada de verão as crianças estão em férias escolares e ficam mais tempo em casa. É o momento delas se divertirem. Atualmente o computador é a televisão são os aparelhos que tomam a atenção na maior parte do tempo dos pequenos modernos, porém brincar em atividades que movimentem o corpo é fundamental para a saúde. O próprio condomínio pode incentivar a moçada a se mexer ao promover dias de lazer e brincadeiras educativas.

Os prédios que contam com piscinas têm as opções de fazer um grupo de natação infantil ou recreação na água. “São serviços oferecidos em hotéis, que podem ser estendidos a condomínios nas férias, com orientação profissional”, diz a proprietária da empresa que presta serviços de ginástica em condomínios Mova Mais, Daniela Préve Ribeiro. Realizar dias especiais de lazer com cama elástica, caça ao tesouro e jogos em equipe são outras.

O médico especialista em medicina esportiva Joel Steinman aponta que o exercício é imprescindível para o ser humano, pois “o corpo foi feito para se movimentar. “O sedentarismo está relacionado a doenças graves como a obesidade, por isso, exercícios aeróbicos são fundamentais no desenvolvimento das pessoas”, explica. Dados da Pesquisa Brasileira do Orçamento Familiar (POF) 2003, do IBGE são alarmantes. Um exemplo é excesso de peso entre crianças de 10 a 11 anos, que chega a 22% do total. Steinman observa que os exercícios físicos até melhoram a autoestima dos pequenos.

Atividades podem se estender aos adultos

Para os adultos também pode ser preparado atividades para a temporada, já que muitas pessoas gozam férias no verão. Se o condomínio tem piscina, uma dica da proprietária da empresa que presta serviços de ginástica em condomínios Mova Mais, Daniela Préve Ribeiro, é fazer um grupo de hidroginástica. “Como está calor, a água refresca. Além disso, são exercícios aeróbicos ótimos para quem quer queimar calorias”, lembra.

Outra atividade que pode ser oferecida em condomínios são aulas de pilates, que podem ser ministradas por profissionais de educação física no salão de festas ou outra sala disponível. “É uma atividade que ajuda a manter a estrutura do tronco, pois quando essa parte do corpo não é exercitada, favorece o desgaste precoce dos membros”, alerta o médico Joel Steinman.

Melhorar a academia

É uma tendência os condomínios contarem com academias próprias, porém nem sempre as construtoras entregam o espaço com as dimensões adequadas para a prática dos exercícios e, muitas vezes, não contam com todos os tipos de aparelhos para fazer uma atividade completa. Uma saída para o condomínio melhorar a estrutura, quando está para fazer a reforma da área, é contratar um profissional de educação física para dar uma assessoria.

“Em algumas academias de prédios percebo que só tem equipamentos para pernas ou apenas para os braços, nem sempre há todos os aparelhos. Essa defasagem afasta os moradores que optam por pagar para fazer musculação fora”, observa a proprietária da empresa Mova Mais, Daniela Préve Ribeiro.

Segundo a profissional de educação física, outra dificuldade que encontra nos condomínios é a falta de orientação de um especialista. Poucos edifícios contratam um professor para acompanhar os moradores que praticam atividades físicas no prédio. Mas, “os perigos do sedentarismo são bem maiores do que o da prática de exercícios sem orientação”, alerta o médico Joel Steinman.

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}