Segredos de um síndico F.O.D.A.!

Quando um colega me pede uma sugestão de leitura, eu de pronto respondo: Já leu a obra “Seja Foda” de Caio Carneiro?
07 de abril 2021 | Atualizado em 12 de julho 2024

Quando um colega me pede uma sugestão de leitura, eu de pronto respondo: Já leu a obra “Seja Foda” de Caio Carneiro?

E é claro que como de hábito, nas próximas linhas deste artigo, farei um paralelo dessa obra com a minha humilde visão do bom exercício da função de síndico.

A função de síndico é naturalmente um exercício de liderança, e para aqueles que oferecem seus préstimos com especialidade profissional, sugere a busca da excelência e da alta performance. Muito mais que familiaridade com conteúdos jurídicos e de gestão, entre outros pertinentes ao simples exercício da boa sindicatura, o síndico de excelência precisa ser, segundo o autor, FELIZ, OTIMISTA, DETERMINADO e ABUNDANTE. Esses quatro adjetivos formam o anacrônico F.O.D.A. indispensáveis para uma jornada de sucesso.

Então, colega síndico, se acaso algum desses adjetivos não são sensíveis a sua resposta para pergunta: “Como você se vê como síndico?” Talvez o sucesso nessa carreira possa estar ameaçado ou distante. Mesmo porque a função de síndico requer muito equilíbrio emocional e distanciamento de crenças inadequadas e posturas impróprias como: excesso de preocupação; vitimismo; falta de concentração; descontrole emocional; falta de preparação; falta de visão e objetividade; negatividade; falta de ambição; crença no demérito.

Para os colegas síndicos que se identificaram até aqui, eu sinceramente recomendo a leitura do livro, mas como complemento eu vou abordar de forma resumida os princípios indicados pelo autor em cinco pilares que sustentam a jornada da busca do sucesso profissional e pessoal. De forma didática o autor relaciona os fundamentos com cada um dos dedos da mão. Vamos lá:

Polegar - Positivismo e Otimismo: Muitas coisas podem dar erradas no decorrer dos vários processos que compõem uma sindicatura. Manter-se otimista e com o pensamento positivo mesmo com tropeços ou resultados frustrados edifica a personalidade e fortalece o caráter do síndico vencedor.

Indicador - Visão e Direção: O síndico deve extrair da massa condominial o objetivo que ela quer alcançar e o caminho que ela quer seguir. No momento em que isso estiver claro, instintivamente aqueles que o elegeram como representante do condomínio o irão seguir com firmeza e segurança. O único caminho que serve é aquele que leva para onde se quer ir.

Médio - Atitude e Execução: Iniciativa e “acabativa”, como também postura de vencedor. O síndico de alta performance realiza aquilo que se propõe a fazer. E aqueles que o cercam, que o elegeram, identificam isso nele. Então assuma as responsabilidades e conclua seus deveres.

Anelar - Compromisso e Valores: Ser síndico é representar o interesse de alheios, se o síndico não estiver comprometido com esses interesses na medida do limite dos seus valores faltará com a integridade que reveste o manto da boa sindicatura.

Mínimo - Controle Emocional e Detalhes: No exercício da função de síndico as frustrações são constantes, mas passageiras. É preciso ter inteligência emocional para saber que elas não deixam cicatrizes, a menos que você as alimente. Por fim, construa sua sindicatura tijolo a tijolo, com dedicação a todos os detalhes, pois a excelência está no detalhe.

Rogério de Freitas é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial e Síndico Profissional.

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}