COMPORTAMENTO

Como grupos de WhatsApp podem ser aliados dos condomínios na pandemia

  No clássico filme Minha Mãe é uma Peça, a reunião de condomínio é um prato cheio para dona Hermínia, criada e interpretada pelo ator e comediante Paulo Gustavo, fazer a maior...
26 de agosto 2020 | Atualizado em 12 de julho 2024

 

No clássico filme Minha Mãe é uma Peça, a reunião de condomínio é um prato cheio para dona Hermínia, criada e interpretada pelo ator e comediante Paulo Gustavo, fazer a maior confusão com todos os moradores, deixando até a síndica com o cabelo em pé. A cena arranca gargalhadas do público pela situação inusitada. Longe da ficção, as assembleias de condomínio precisam ser as mais democráticas, respeitosas e eficientes possível, bem diferente da situação de um filme.

Neste período de isolamento social, as tecnologias têm se revelado grandes aliadas para facilitar a comunicação entre condôminos. Um dos casos é o da síndica Raquel Bettoi, 76 anos, que convocou assembleia online com moradores de 126 apartamentos em São Paulo, segundo informações do UOL.

Uma boa dica para quem quer facilitar a comunicação com os moradores neste período são os grupos de WhatsApp, mas é preciso tomar alguns cuidados para a ferramenta não se tornar um problema. Confira!

Converse com os moradores sobre o grupo

O primeiro passo é propor a ação para os moradores e inserir no grupo apenas as pessoas que autorizarem. Caso a maioria dos condôminos não concordarem com a ação, o grupo não deverá ser criado.

Mantenha outras mídias

O redator especializado em eletrônicos do GUIA55, Ricardo Fernández, chama a atenção para que o grupo de WhatsApp não seja o único meio de enviar informações. “Como estamos muito adeptos com a facilidade e rapidez das tecnologias, é fácil pensar que publicando uma informação no grupo é suficiente. Mas nem todos acessam o WhatsApp com frequência e muita informação pode se perder, por isso recados importantes devem continuar em mídias físicas como cartazes e em outras plataformas eletrônicas como e-mail”, recomenda.

Defina regras para o grupo

Precisa estar muito claro que o grupo existe, especificamente, para tratar de assuntos referentes ao condomínio. O criador do grupo deve frisar esta regra para evitar discussões sobre assuntos como política e religião, que podem desencadear brigas, acabar com a harmonia do grupo e desviar o foco da ação.

Além disso, frases de bom dia, figurinhas, vídeos, compartilhamento de memes e links que não tenham a ver com assuntos de interesse dos moradores devem ser proibidos, evitando que seja perdida a atenção de assuntos importantes aos condôminos. Lembre-se que cada novo integrante adicionado ao grupo deve ser informado das regras.

Respeito e cordialidade

Sempre que algum morador quiser chamar a atenção de alguém ou denunciar algo, deve ser orientado a fazer em uma conversa privada. Isso evita o constrangimento de expor o denunciado para outras pessoas.

Além disso, deve estar claro que nenhuma forma de desrespeito ou preconceito de qualquer natureza será tolerado, estando a pessoa passível de ter que responder na justiça pelo crime.

Cuidado com as fake News

Mesmo que a intenção seja boa, os moradores devem ser orientados a jamais compartilhar notícias de interesse de todos sem checar a veracidade da fonte. Isso evita que o grupo se torne um disseminador de boatos.

 

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}