MÓVEIS

Durabilidade é a palavra de ordem nos mobiliários para as áreas externas

Durabilidade aliada a beleza e ao conforto são principais preocupações quando o assunto é mobiliário para os condomínios
30 de setembro 2022 | Atualizado em 12 de julho 2024

Durabilidade aliada a beleza e ao conforto são principais preocupações quando o assunto é mobiliário para os condomínios

Aliar bem-estar ao contato com a natureza é um dos propósitos dos ambientes de convívio em áreas externas dos condomínios. Mas, para que esses espaços atinjam por completo os seus objetivos, a arquitetura entra em cena e propõe mobiliários capazes de unir inovação, durabilidade, sofisticação, beleza e aconchego.

Ao propor mobiliários para as áreas externas de condomínios, durabilidade é palavra de ordem. A arquiteta e urbanista Ana Trevisan lembra que além da estética, a mobília precisa ser resistente para suportar as intempéries do clima como vento, chuva e sol. Ela aponta que há no mercado materiais específicos para essa finalidade como madeira tratada, alumínio, corda náutica e fibra sintética. Segundo ela, o segredo é saber selecionar o mais indicado. “Existem atualmente soluções tecnológicas e bacanas para área externa, que são impermeáveis e aguentam bem a insolação. É preciso estudar bem as características de cada material”, diz.

Além de resistência, o conforto também está em primeiro plano. “As áreas coletivas podem ter o aconchego de uma casa, cuidando da composição dos ambientes e incluindo detalhes ampliamos o uso desses espaços”, observa a arquiteta e urbanista Juliana Castro. A profissional ainda destaca que o design mais limpo e delgado está em alta e para fácil manutenção ela observa que móveis confortáveis que não dependam de almofadas são uma boa opção para espaços bonitos, práticos e “que dispensem o trabalho de recolher as partes feitas com tecido em dias de chuva”, exemplifica Juliana.

Madeira tratada, alumínio, corda náutica e fibra sintética são os materiais mais indicados para mobiliários de áreas externas

Tecidos, só os sintéticos

A arquiteta e urbanista Patrícia Herden também observa que materiais que evitem o uso de tecidos são uma tendência. “Principalmente móveis com estrutura de alumínio, que recebem encostos e assentos em tela ou em fibras sintéticas”, comenta. Para os casos onde o uso de tecido é indispensável, ela aposta nos impermeáveis. “Tecidos sintéticos também são uma possibilidade já que recebem tratamentos contra raios UV, antimofo, bactericida. Os fabricados em polipropileno com algodão ou acrílico não desbotam, e em vinil ou couro náutico também são impermeáveis”, pondera.

Patrícia lembra a necessidade do cuidado com toda a área onde estão dispostos os mobiliários. “Os vasos devem ter rodízios na base para facilitar a movimentação e evitar as manchas no piso. Para o mobiliário fixo, como bancos de jardim, uma boa opção é a madeira autoclavada, podendo ou não ser mixadas com bases de concreto - hoje já encontramos opções em PVC e até mesmo em materiais reciclados para decks e mobiliário solto. Vale a pena conferir o prazo de garantia do fabricante”, pontua.

Espaços sociais inteligentes

Para Patrícia Herden, o conforto do mobiliário de áreas externas são formas de requalificar os usos dos espaços ociosos nos prédios. “As áreas comuns dos condomínios são fonte de confraternização que geralmente passam 90% sem uso. Por isso, temos recomendado projetos de decoração e retrofit que permitam mantê-los abertos, limpos e arejados para o uso constante de modo que os moradores interajam mais entre si e com esses ambientes”, observa.

movel-area-externa.jpg
Quanto à formatação dos ambientes, ela também destaca que a principal característica de uma área comum contemporânea é a flexibilidade dos espaços que permitam arranjos diversos. “No caso dos salões de festa, uma boa opção seria investir em mesas e cadeiras empilháveis, por exemplo. Mesas pesadas e engessadas lembram as configurações rígidas usadas antigamente. A possibilidade de integrar espaços afins também é uma boa opção. Dessa forma as unidades podem reservar espaços menores ou maiores conforme a demanda”, finaliza.

Serviço

Encontre e cote serviços de Deck's e pergolados de madeira

Encontre e cote serviços de Móveis e decoração

 

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}