Condomínios se unem para realizar projeto coletivo

Unir esforços em prol de objetivos comunitários pode ser uma boa oportunidade para síndicos e moradores de condomínios conquistarem benefícios coletivos e exercitarem a cidadania.
Fundada em 1997, a Associação dos Amigos do Parque da Luz, é uma entidade jovem e um exemplo de iniciativa coletiva de sucesso. Fruto da união da comunidade e de moradores dos condomínios que se localizam no entorno da região, a instituição foi criada com o objetivo de preservar esta área de grande valor histórico e paisagístico.
O Parque da Luz tem uma área de aproximadamente 37 mil metros quadrados e está localizado no centro de Florianópolis, nos altos da Rua Felipe Schmidt e cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz.
Condomínios
De acordo com Maria Rosa Cé, engenheira florestal e vice-presidente da Associação, o parque é mantido com dinheiro arrecadado pelos condomínios, e é utilizado para despesas gerais, como: pagamento do funcionário responsável pelo cuidado com as plantas; encargos trabalhistas; compra de materiais etc.
Periodicamente a prestação de contas é encaminhada aos condomínios participantes, mantendo assim transparência na aplicação do dinheiro. “A ajuda da comunidade é extremamente importante. Não fossem os condomínios, não conseguiríamos manter o Parque”, explica a representante.
Segundo a vice-presidente, que apesar de não ser moradora do entorno aderiu à causa por estar ligada a sua área de trabalho, hoje a Associação já pode contar com a parceria do Poder Público, por exemplo, com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).
O Parque foi criado efetivamente em 2002, após inúmeras manifestações e ações em prol da preservação ambiental e histórica. Atualmente, por razões de segurança, foi cercado e permanece fechado à noite, e sua administração está a cargo da Associação.
Contribuição dos moradores
Morador e ex-síndico do condomínio Plaza Viena, Vitor Warken Filho, sempre participou ativamente das ações em defesa do espaço de lazer e de preservação ambiental. “Entendo que, independentemente de ser um espaço público, o cidadão deve participar sempre que possível. No nosso caso, o Parque da Luz é fundamental, pois nos serve ar puro, local para brincadeiras com as crianças, passeios com nossos animais, frutas à vontade e outros benefícios”, declara o morador.
A participação do condomínio Plaza Vienna com a administração do Parque da Luz se dá desde 2008. Já na primeira Assembleia Geral, o então síndico trouxe o assunto para discussão e a participação foi aprovada por maioria absoluta. Cada condômino paga uma taxa mínima, que iniciou com R$ 3,00 e hoje é de R$ 4,00 por mês e descontada no boleto da taxa de condomínio. “Se a comunidade não colaborar, o Poder Público, por si só, não tem como fazer tudo. E se nós, vizinhos do Parque não colaborarmos, esse espaço poderá se tornar um local inseguro ou perder as características de preservação”, explica Warken.
Segurança
De acordo com o morador, a Guarda Municipal e a Polícia Militar fazem rondas sistemáticas no local e, com a colaboração de todos, o espaço se mantém público, limpo e em condições de uso. “Quando algum morador observa algo indesejável de sua janela, liga para o número 190, ou para o Corpo de Bombeiros, e alerta as autoridades competentes”, relata Warken.
E, para não correr o risco de perder o espaço, a Associação se mantém alerta e está constantemente em busca de parcerias com entidades, visando à aprovação e execução de novos projetos que tragam melhorias às condições do Parque.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado