Abeel propõe a criação de lei para regulamentar manutenção de elevadores e evitar acidentes em SC

Número de ocorrências no Estado é maior do que em localidades onde há leis mais rígidas e exigência de manutenção mensal.
O número de ocorrências com elevadores no Estado de Santa Catarina vem chamando a atenção da Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (Abeel). Somente no período entre 2019 e 2021 foram cerca de dez acidentes, alguns deles com vítimas fatais. No início de março, três pessoas ficaram feridas após um elevador de carga cair com o rompimento do cabo de aço de sustentação. A ocorrência aconteceu no bairro Urussanguinha, em Araranguá.
O acidente mais grave ocorreu no dia 28 de fevereiro, quando o engenheiro Guilherme Patrício foi a vítima fatal, após a queda no fosso de um elevador em Camboriú, no litoral do Estado. A entidade aguarda a divulgação das investigações para se informar sobre as reais causas dos acidentes.
O presidente da Abeel, Marcelo Braga, ressalta que o elevador é um equipamento extremamente seguro, mas que exige manutenção regular como todo e qualquer meio de transporte.
Braga destaca que uma das missões mais importantes da associação é apresentar propostas e auxiliar o poder público em projetos que possam prevenir e evitar acidentes em todo o país. Por isso, ele defende novas leis que garantam a segurança dos usuários em Santa Catarina. “Uma das medidas que podem eliminar acidentes é a criação de leis estaduais que garantam maior segurança aos elevadores no Estado”, afirma Braga.
Abeel pede o RIA em Santa Catarina
A principal sugestão da Abeel é que a nova lei determine a exigência do Relatório de Inspeção Anual (RIA) para elevadores em todo o Estado.
O RIA é um documento elaborado por uma empresa especializada em manutenção de elevadores, credenciada pela prefeitura, que emite um novo laudo a cada 12 meses, após a realização de uma vistoria técnica anual. Essa vistoria pode apontar eventuais problemas, riscos a serem sanados ou peças a serem substituídas que assegurem o bom estado do elevador.
Após a emissão do RIA, o documento deve ser fixado em local de destaque no condomínio, sendo um para cada elevador, exibindo todos os itens de verificados e informando que falhas foram corrigidas.
Em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro onde o RIA já faz parte da lei municipal, e a manutenção mensal dos elevadores é obrigatória, o número de ocorrências é mínimo se comparado ao de outras cidades brasileiras.
“Um Estado da importância de Santa Catarina não pode deixar de aperfeiçoar suas normas e regulamentações sobre elevadores. As empresas devem priorizar a prevenção”, ressalta Braga.
Fonte: Abeel
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado