Como decorar áreas comuns do condomínio?

Áreas comuns devem contar com decoração atemporal / Autor: Donald Tong / Fonte: Pexels
Um bom prédio precisa de um hall de entrada elegante, um salão de festa acolhedor e espaços confortáveis para as famílias desfrutarem. Sim, os ambientes comuns merecem toda atenção no planejamento de um condomínio, tanto pela sua utilidade quanto pelo conforto e estética.
Essas áreas devem seguir o padrão do prédio e podem ajudar na valorização dos apartamentos, portanto, esses investimentos não são considerados gastos desnecessários. Por esse motivo, cuidar com atenção desses espaços deve estar nos planos desde de sua planta.
Embora a construtora geralmente entregue todos os ambientes decorados e mobiliados, é responsabilidade do condomínio cuidar da manutenção das áreas comuns. Selecionamos dicas essenciais para as construtoras estarem atentas no planejamento e execução dessas áreas e também para os condomínios que precisam passar por uma reforma.
Conforto e integração
Parece detalhe, mas os ambientes precisam visar o conforto dos moradores. Além disso, os espaços devem ser planejados para que sejam acolhedores e possam garantir que os condôminos desfrutem de bons momentos de integração. A ideia não é que as dependências do prédio pareçam locais fantasmas, e sim que sejam frequentados pelos moradores. Com isso em mente, a disposição dos móveis e seu conforto são etapas importantes no desenvolvimento dessas áreas. Elas precisam passar a sensação de bem-estar e ser convidativa.
Atemporal
As tendências de moda mudam muito rápido, inclusive quando o assunto é decoração. Apostar em um estilo atemporal é garantir que os ambientes possam ficar por anos seguidos com a mesma configuração. Nesse contexto, o menos é mais. As áreas comuns podem ser elegantes mesmo sendo minimalistas. Outro ponto é na escolha das cores, evite tons quentes, eles costumam cansar mais rapidamente.
Qualidade
O antigo ditado pode ser o melhor conselho: o barato sai caro! Apesar de economia ser um fator importante na decoração dos ambientes comuns, comprar os móveis pensando apenas nesse quesito pode trazer dor de cabeça. Essas áreas contam com a circulação de muitas pessoas e precisam contar com móveis e objetos de qualidade e resistentes, especialmente os locais planejados para crianças e também as áreas externas.
Manutenção
Quer ambientes sempre limpos, organizados e bonitos? Escolha os itens considerando a manutenção que exigem. Esse é o conselho da designer de interiores, Juliana Perin, em seus artigos para o portal SweetestHome, que ajuda no cuidado com o lar. Os estofados, por exemplo, sempre devem ser escuros. Essa simples dica vai garantir que as lavagens sejam mais espaçadas e que mesmo assim pareçam limpos por mais tempo. Assim como os tapetes, quando mais lisos forem, mais fácil será sua manutenção. Portanto, deixe aquele famoso tapete peludinho para decorar a sua casa. Cada item da decoração merece essa análise.
Segurança
Por último, mas não menos importante, segurança sempre em primeiro lugar. Siga as normas de segurança e sempre faça uso dos itens obrigatórios, como os extintores, hidrantes e placas. Nunca esconda esses equipamentos, por mais que eles não ornem com a decoração, sempre devem ser facilmente avistados.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado