Jardins verticais são instalados em quatro prédios no Minhocão, em SP

Quatro prédios no Elevado Costa e Silva, o popular Minhocão, estão com jardins verticais prontos. Há um ano, a Prefeitura de São Paulo regulamentou um decreto que permite a empresas que destruíram áreas verdes fazer a compensação ambiental patrocinando a construção de jardins em toda a cidade.
O primeiro chamamento público foi para o Minhocão, como mostrou o Bom Dia São Paulo. Onze prédios se ofereceram para receber os novos jardins. Além dos quatro já concluídos, dois estão em estágio inicial.
O mais antigo, da Rua Helvétia, tem dois paredões com plantas como samambaia javanesa e maranta-rosa. Outro, na rua Sebastião Pereira, tem quase 600 metros quadrados de plantas e inclui bromélias e até alecrim. O menor fica na Avenida São João, com plantas entre o verde e o vinho.
Na Rua Amaral Gurgel há um prédio com uma carranca desenhada pelo artista Pedro Wirz, trazendo a cultura ribeirinha para o Minhocão. O jardim foi concluído recentemente, e as plantas estão começando a crescer. O custo do metro quadrado para a incorporadora é de R$ 891,00.
O jardim vertical ajuda os moradores a pouparem energia elétrica, pois faz diminuir os custos com ar-condicionado e ventilador. Além disso, abafa ruídos da rua e filtra 30% dos poluentes do entorno.
Manutenção
A irrigação automática passa por todas as plantas. O que sobra é captado por canaletas e retorna ao armazenamento para ser bombeado de volta para nova irrigação.
Para quem tem medo que o jardim vertical possa provocar infiltração nas paredes, os responsáveis pela implantação afirmam que isso não acontece.
A manutenção é paga pela incorporadora durante os seis primeiros meses, depois correrá por conta da prefeitura.
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente recebe os pedidos de prédios que querem ficar verdes e que não precisam pagar por isso. As cartas de intenção devem ser entregues na Secretaria, na Rua do Paraíso, 387/389 - térreo, das 9h às 16h.
Matéria originalmente publicada em G1
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado