Seminário promove debate sobre desenvolvimento regional

Milena Nandi
A Unesc sediou na manhã deste sábado o 1° Seminário do Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) 2015. O evento trouxe lideranças da região para debater o Desenvolvimento Regional e tirar dúvidas dos alunos do Programa.
Segundo o reitor da Unesc, Gildo Volpato, o Sul do Estado vive um momento de expectativas com as obras estruturantes que estão sendo concluídas e em curso. Para ele, as melhorias na infraestrutura vão atrair mais investidores para a região e é preciso dar suporte às demandas de qualificação profissional. “Não há desenvolvimento sem pessoas. E elas pessoas precisam estar capacitadas. A nós instituições de ensino, cabe preparar profissionais para serem agentes de transformação na sociedade”, afirmou.
O presidente da Acic, César Smielevski, lembrou que o desenvolvimento depende de disciplina, atitude, crítica e ética. “A disciplina é a ‘base do prédio’. Não dá para construir nada sem ela. A atitude também é primordial. A maioria das pessoas não analisa qual seria o resultado mais racional para determinada situação e tem medo de tomar decisões. E as decisões devem levar em consideração o pensamento crítico, no sentido de buscar entender a situação. E por fim, a ética, que deve nortear todas as ações que fazemos."
Durante o evento, que foi organizado dentro da disciplina Seminários, do professor Tiago Colombo, o representante da SDR anunciou que o Governo do Estado irá lançar em breve, o Proesde Licenciaturas, voltado para professores e com o intuito de gerar o debate sobre desenvolvimento regional também entre estes profissionais, em uma turma formada por professores de diversas áreas do conhecimento.
Colaboração: Milena Nandi / Comunicação Unesc
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado