ABEEL alerta para os riscos com o excesso de peso nos elevadores no final de ano

O excesso de carga provocou a queda de um elevador em Florianópolis, com nove pessoas a bordo, mas a capacidade máxima para apenas três pessoas
A Associação Brasileira das Empresas de Elevadores - ABEEL alerta os síndicos e os responsáveis pelos condomínios sobre o peso máximo a ser transportado nesses equipamentos. A entidade adverte que é fundamental haver respeito às normas e especificações. Os usuários também precisam ficar atentos quanto à capacidade no número de passageiros que podem se acomodar, sem extrapolar o que está estabelecido nos avisos internos dos elevadores.
Segundo o presidente da ABEEL, Marcelo Braga, é importante aumentar a prevenção durante as festas de final de ano, período em que normalmente há aumento no número de passageiros nos elevadores. “As pessoas recebem amigos e parentes em casa, ficam entusiasmadas com os reencontros, se animam em visitar os amigos, e tendem a não ficar atentas sobre o peso máximo permitido nos elevadores”, afirma Braga.
"Com a redução no número de casos de Covid, cresce o entusiasmo nos reencontros, mas é importante não perder de vista a capacidade da carga máxima nos elevadores”, diz Braga. Outra solução para o problema seria a instalação de um pesador de carga, que detecta o excesso de peso nos elevadores.
Acidente em Santa Catarina - O excesso de carga vem sendo apontado como o principal fator que contribuiu para o acidente com um elevador em um prédio comercial de Florianópolis , Santa Catarina, no fim da manhã do sábado (18/12). Havia nove pessoas a bordo e o acidente deixou três feridos, conforme o Corpo de Bombeiros. Havia superlotação na cabine, segundo os socorristas, o elevador tem capacidade máxima para levar três pessoas, mas transportava três vezes mais: nove passageiros.
O acidente teve início no terceiro andar do prédio, após o elevador abrir a porta, e terminou no térreo. Algumas pessoas tiveram lesões no quadril e em membros inferiores por causa da queda abrupta, e três delas foram encaminhadas para unidades hospitalares.
Nova norma ABNT - Segundo o engenheiro Johny Lima, especialista em pesadores de carga para elevadores, ponte rolante e máquinas, esses dispositivos eletrônicos monitoram a carga na cabine do elevador e impedem ou liberam seu movimento de acordo com os limites predefinidos no sistema.
Os pesadores de carga são obrigatórios nos EUA e na Europa, no Brasil se tornou obrigatório a partir da adequação a uma nova norma da ABNT criada este ano, que exige que o elevador seja provido com um dispositivo que evite a partida normal nos casos de eventual sobrecarga na cabina e a norma de segurança.
De acordo com Lima, o pesador de carga aumenta a vida útil da polia, desequalização nos cabos, evita que o elevador ultrapasse o limite superior por excesso de peso, por não trabalharem com sobrecarga economizam energia elétrica e também evitam paradas desnecessárias para atendimento de chamadas de pavimento com a cabine com lotação completa com isto previne que passageiros fiquem presos na cabine por excesso de carga.
Lembrando que esta norma ABNT-NBR 16858-1:2020 é para instalação de pesador de carga em todos os elevadores novos ou usados.
Fonte: ABEEL
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado