Como organizar os pagamentos dos primeiros impostos do ano?

Gestores devem organizar os pagamentos dos primeiros impostos do ano
O ano novo começa e é hora de botar no papel os compromissos financeiros que devem ser pagos por pessoas físicas e jurídicas. Especialista em planejamento e assessoria de condomínios, Dirlei Magro destaca que entre os principais tributos de início de ano, os síndicos devem estar atentos à RAIS e à DIRF.
“A DIRF é de grande importância, pois é a informação para a Receita Federal que gera os dados e valores para o imposto de renda. Em contrapartida temos também a declaração de rendimentos, que deve ser enviada aos empregados, com os mesmos valores informados à Receita Federal na DIRF”, explica.
De acordo com Dirlei, a RAIS é uma declaração financeira que deve ser enviada informando os valores recebidos pelos empregados durante o ano, a qual serve, entre outras finalidades, para verificação dos empregados que têm direito ao recebimento do abono anual.
Planejamento
O contador Fábio Bernardes salienta que, além desses tributos, nesta época alguns condomínios também pagam a taxa de registro municipal para recolhimento do ISS retido na fonte, além é claro dos fixos mensais como FGTS, PIS e INSS.
O contador destaca que o planejamento dos pagamentos de tributos é importante para que o síndico se organize e sempre tenha disponibilidade financeira para efetuar os recolhimentos no vencimento sem pagar encargos pelo atraso e mantendo em dia as suas obrigações tributárias.
“No escritório não efetuamos os pagamentos das guias, mas a cada mês preparamos toda a documentação e encaminhamos aos clientes, sempre com bastante antecedência, para que possam se programar financeiramente de acordo com seus fluxos de caixa e disponibilidade”, explica Fábio.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado