Marketing pessoal: um aliado para a visibilidade dos síndicos

Estratégia de comunicação se torna fundamental para levar aos moradores todas as ações realizadas em benefício daquela comunidade
"Quem não comunica se trumbica", expressão que ganhou notoriedade na voz de Abelardo Barbosa (o Chacrinha) ao longo da década de 1980, ou ainda "quem não é visto não é lembrado", citação que amplia a necessidade de intensificar as ações publicitárias. As duas frases são consideradas elementos que remetem ao equilíbrio das competências pessoais, profissionais, estratégicas e mercadológicas, ou seja, o que entendemos como marketing pessoal.
Na administração de condomínios, por exemplo, a comunicação é uma importante aliada dos síndicos. Conceitos de marketing pessoal podem elevar a visibilidade do trabalho desenvolvido no dia a dia, conseguindo uma maior aproximação dos moradores e levando até eles quais ações são realizadas em benefício daquela comunidade e o que ainda pode ser melhorado. O que antes era considerado exibicionismo agora tem outra definição: transparência.
"Tudo remete à comunicação da marca e imagem de um profissional. Quanto mais o síndico usar as ferramentas do marketing pessoal, mais resultado ele, o condomínio e os moradores terão. Quanto maior o cuidado com a imagem e a marca do condomínio, mais positivamente ele será lembrado, os moradores vão se tornar aliados e, sem sombra de dúvida, maiores serão os resultados", explica Alexandre Baer, especialista em Marketing e Gestão de Pessoas.
LEIA TAMBÉM:
Percepção dos moradores
Graduado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Marketing na Harvard University, Carlos Alberto Dias Serpa atua como síndico no Residencial Valência, localizado em São José, na Grande Florianópolis, e considera o marketing pessoal como elemento capaz de mudar a percepção dos moradores sobre os síndicos.
"Marketing pessoal é a galinha cacarejar quando bota ovo. O síndico, por exemplo, faz muito pelo condomínio, mas muitas vezes não expõe o que é feito, pois parece que é uma obrigação dele enquanto gestor. Quando assumi a administração, passei a fazer o relatório de todas as atividades realizadas a cada mês. Os moradores olham o síndico apenas como o responsável por resolver os problemas, quando na verdade ele é o porta-voz daquela comunidade. Quando há esse entendimento, a gestão se torna mais eficiente", detalha o síndico.
Fortalecer o diálogo com os condôminos é uma das estratégias apontadas como eficazes para o gestor. No Residencial Valência, Serpa diz que as sugestões dadas pelos moradores são avaliadas de forma detalhada e muitas delas foram aplicadas. Isso torna os condôminos parte importante na tomada das decisões, convertendo a prática em marketing pessoal ao síndico.
"Quando há percepção de entrega e prestação de serviços resolutivos, diminui a resistência dos moradores. Se uma gestão não tem nada a esconder, todo o questionamento é válido e merece uma resposta esclarecedora. É a situação que determina como eu sou visto e percebido pelos outros, ou seja, é o bom exemplo que utilizo como marketing pessoal", completa Serpa.
Estratégias que podem ser adotadas pelos síndicos:
• Dar visibilidade para as atividades desenvolvidas no condomínio
• Comunicar de forma clara e transparente as benfeitorias realizadas
• Promover eventos sociais visando integração entre os moradores
• Investir no conhecimento especializado e na gestão de pessoas
• Ser bastante atuante em todas as áreas do condomínio
• Permitir maior participação dos moradores nas decisões possíveis.
Serviço
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado