A importância das saídas de emergência em condomínios

Quando falamos em sistemas do PCI – Preventivo Contra Incêndio precisamos entender que as especificações técnicas devem ser indicadas e analisadas pelo Responsável Técnico do PPCI – Projeto Preventivo, pois existem inúmeras variáveis que podem alterar um ou outro sistema, incluir e até mesmo excluir algum dispositivo, tudo sempre com a análise e aprovação prévia do CBM – Corpo de Bombeiros.
Mas como o síndico pode (e deve) analisar situações corriqueiras, aparentemente inofensivas, mas que podem gerar um sinistro ou outro tipo de acidente?
De forma ampla, em condomínios o sistema das saídas de emergência engloba dispositivos relacionados a ocupação e classificação dos imóveis, como: tipo de ocupação e dimensionamento das saídas de emergência, escadaria, dutos de ventilação, rampas, corrimão, guarda-corpo, acessos, etc. Outros itens também são tratados neste sistema, e dizem respeito aos pontos que devem permanecer sob a vigilância do síndico, destacamos: portas corta-fogo, rota de fuga e descarga (saídas), entre outros.
Para entender melhor, é fundamental compreender a finalidade desse sistema que é basicamente, viabilizar de forma eficiente e eficaz a evacuação da edificação em caso de emergência, assim a colocação de tapetes, móveis, vasos de plantas e outros objetos nos corredores, antecâmara, escadarias e demais trajetos da rota de fuga, é algo inadmissível e que poderá colocar em risco os moradores, funcionários e visitantes.
Outro pronto importante para o qual o síndico precisa ficar atento, é com relação às manutenções dos sistemas, neste caso em especial, a manutenção e correta utilização das portas corta-fogo.
As portas corta-fogo, como o próprio nome já indica, tem como principais funções, impedir o acesso do fogo às escadarias e bloquear a propagação da fumaça, fazendo com que, ao entrar na escadaria, o usuário fique seguro em uma situação de incêndio, podendo fazer a evacuação do prédio de forma tranquila.
É fato que tanto os objetos na rota de fuga (em especial vasos, tapetes, móveis e outros objetos), assim como a permanência das portas corta-fogo abertas, põem em risco todo o sistema de segurança do condomínio, todo investimento aplicado e por consequência, a segurança das pessoas e do patrimônio delas, por isso é tão importante que sejam feitas as manutenções e vistorias adequadas, assim como o lançamento de campanhas de conscientização junto aos usuários, no sentido de estes entenderem a importância de cada dispositivo.
Néia Lehmkuhl é administradora, especialista pós-graduada em Gerenciamento de Projetos, pós-graduada em Gestão da Segurança Contra Incêndio e Pânico, pós-graduada em Gestão da Qualidade e gerente de Projetos na Portal Sul Energia.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado