Um residencial de casas container em Florianópolis/SC

Que tal não uma, mas várias casas containers, formando um condomínio? Pois saibam que Florianópolis vai ser a privilegiada do momento. Quando o Gabriel, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, veio me contar a novidade, a alegria foi instantânea. Afinal, sendo um projeto aqui em Floripa, com certeza eu poderei acompanhar o andamento de perto e compartilhar com vocês as novidades. É sempre muito distinto ver a obra de perto e não apenas ler sobre em um documento. E espero poder fazer bons vídeos para abastecer nosso canal lá no Youtube.
São, na verdade, dois empredimentos: o Residências Container I e o Residências Container II. A priori serão feitos no Bairro Campeche, do Sul da Ilha, mas acredito que nada obsta que sejam repetidos em outros locais, inclusive fora de Florianópolis, já que o projeto está muito lindo e deverá haver muito interesse das pessoas.
Inicialmente serão feitas 3 casas de um dos projetos e 02 casas do outro, todas de médio/alto padrão e utilizando containers. Cada casa utilizará 4 containers de 40 pés HC, recortados ao meio (6 metros) – querem um pé direito maior -, totalizando 125 metros quadrados de área útil com 1 suíte, 2 demi-suítes, 2 banheiros, lavabo e cozinha integrada com jantar e estar. Conta ainda com áreas descobertas de sacada e cobertura verde no terraço.
Cada casa conta, ainda, com diversos sistemas sustentáveis. A orientação solar, por exemplo, foi planejada para cada cômodo. Há uma cisterna para captação de água da chuva, sendo essa usada nas torneiras do jardim e nos vasos sanitários. Também boiler do sistema de aquecimento solar, com painéis solares para aquecimento de água.
Os vidros das casas serão temperados duplos (8mm), com isolamento termo-acústico, servindo a esse fim, igualmente, o telhado verde. Haverá sistema de tratamento de esgoto por valas de infiltração e os muros serão feitos com as chapas dos containers, retiradas internamente nas casas. Jardins verticais e brises móveis para controle da insolação, além de iluminação em LED.
Na parte interna o revestimento escolhido foi o drywall e o OSB, além de isolamento térmico, claro. Há ambientes em que será utilizado forro de gesso com sancas, ressaltando a estrutura do container com iluminação indireta. Já no chão, piso vinílico. Nas fachadas, placas cimentícias e LAP Smartsaide OSB, tanto para efeito estético quanto para proteção das zonas de maior de insolação.
O projeto foi todo desenvolvido pelos arquitetos Lucas Ghiorzi e Gabriel Tavares Leite, do escritório GhiorziTavares Arquitetura, de Florianópolis/SC, e a obra será executada a partir deste mês de agosto, pela Verde Empreendimentos Sustentáveis.
Matéria originalmente publicada em MinhaCasaConteiner
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado