No prédio foi feita uma escada de madeira no pátio anexo ao segundo andar para saída de emergência. Está certo?

Pergunta: No prédio onde moro foi feito uma escada no pátio anexo ao segundo andar para saída de emergência de madeira, está certo isto?
Resposta: O Corpo de Bombeiros - CBMSC admite escadas externas, inclusive de madeira, desde que se enquadrem em condições estabelecidas e que cumpram com requisitos técnicos de segurança previstos em norma, tais como determina os artigos 81, 82 e 97 da IN 09: as escadas devem ser em madeira maciça, com espessura mínima de 3,5cm para os degraus e estrutura, o piso dos degraus deverão ser dotados de dispositivos antiderrapantes (fitas, tintas, ou outros), instalados na borda dos degraus e ter resistência ao fogo por 2 horas.
Qualquer alteração deve ser previamente analisada e aprovada em Projeto Preventivo. Para isso, o responsável pela edificação deve contratar uma empresa de engenharia que fará a confecção ou alteração do projeto e somente após, poderá ser feita a execução das adequações.
Importante lembrar que todos os sistemas contra incêndio são normatizados, cabendo ao Responsável Técnico (Engenheiro que emitirá uma ART do CREA), o correto dimensionamento e ao Corpo de Bombeiros a aprovação e fiscalização.
Néia Lehmkuhl
Gerente de Projetos da empresa Portal Sul Energia, especializada em processos junto ao Corpo de Bombeiros
(48) 4105 3177 / 99953 2265
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado