FRAÇÃO IDEAL

Sou proprietário da cobertura e gostaria de saber se posso solicitar a divisão da taxa condominial de forma igualitária (por unidade) ou obrigatoriamente deve ser por fração ideal?

Pergunta: Sou proprietário da cobertura e gostaria de saber se posso solicitar a divisão da taxa condominial de forma igualitária (por unidade) ou obrigatoriamente deve ser por fração ideal?A resposta...
03 de setembro 2018 | Atualizado em 12 de julho 2024

Pergunta: Sou proprietário da cobertura e gostaria de saber se posso solicitar a divisão da taxa condominial de forma igualitária (por unidade) ou obrigatoriamente deve ser por fração ideal?

A resposta do questionamento passa pela análise do conteúdo do artigo 1.336, inciso I, do Código Civil, que diz o seguinte: “Art. 1.336. São deveres do condômino [...] contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção;”

Na prática o citado a artigo trás consequências interessantes, pois determina que, caso a convenção seja omissa, a forma de rateio será por fração ideal, ao passo que permite a divisão das despesas de maneira distinta, desde que a convenção condominial seja expressa neste sentido.

Atualmente existem 3 (três) formas de rateio: (a) por fração ideal – padrão da lei; (b) unitária – as despesas são divididas igualitariamente independentemente da área privativa das unidades; (c) híbrida – as despesas ordinárias de manutenção do condomínio são divididas igualitariamente e as despesas extraordinárias que impliquem em valorização imobiliária são rateadas por fração ideal.

De toda forma, tanto a administração do condomínio quanto os condôminos deverão seguir o que se encontra estabelecido em convenção.

No entanto, caso o condômino não concorde com a forma de rateio aplicada, ele poderá ingressar com uma ação judicial questionando o formato aplicável, mas até que haja uma decisão que autorize o pagamento do rateio de forma diversa, a divisão das despesas será sempre o que estiver previsto na convenção., sobretudo porque a jurisprudência ainda não pacificou o entendimento sobre o assunto.

Camacho Advogados
Gustavo Solon Camacho
OAB/SC 32.237
(47) 3278.9026 - Joinville/SC

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}