Imóveis de Florianópolis devem seguir padrão no projeto e execução das calçadas

Foto: Arquivo/PMF
Projeto Calçada Certa da Prefeitura Municipal de Florianópolis tem um manual para orientar a população
Calçadas qualificadas estimulam as pessoas a se deslocarem a pé, o modo de transporte mais natural que existe. Uma maior ocupação da cidade por pedestres amplia as possibilidades de convivência, reforça a identidade dos lugares, aumenta a qualidade de vida e a saúde da população, além de fomentar o comércio e garantir maior segurança nos espaços públicos.
Para garantir o cumprimento das diretrizes legais e orientar os cidadãos no projeto e execução das calçadas, a Prefeitura Municipal de Florianópolis desenvolveu um manual que ilustra as atualizações das normas ABNT NBR 9050/2015 e ABNT NBR 16537/2016, e traz definições em relação à instalação de pisos táteis e o dimensionamento de rampas para travessias.
O guia nominado de "Calçada Certa" tem o objetivo de orientar a população e os proprietários de imóveis - incluindo condomínios - no projeto e execução das obras, já que manter as calçadas em dia é obrigação dos proprietários e síndicos das edificações.
De acordo com a Lei Municipal nº 7801/2008, "no planejamento e na urbanização das vias, praças, logradouros, parques e demais espaços de uso público, deverão ser cumpridas as exigências dispostas nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT e princípios do desenho universal". Para isso, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis desenvolveu o manual, que ilustra diretrizes de acessibilidade das normas ABNT e orienta os cidadãos no projeto e execução das calçadas.
Uma informação importante para o síndicos que administram os condomínios: este manual deve ser seguido em todas as obras de Florianópolis, de acordo com o Decreto nº 18369/2018.
Baixe o manual completo e fique informado: https://bit.ly/2MgWljj
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado