ECOND ENGENHARIA

Você sabe para onde vai o esgoto do seu condomínio?

Quase metade da população brasileira - quase 100 milhões de pessoas, ou 47% dos brasileiros, utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa ou lançando o esgoto diretamente em rios.  
03 de janeiro 2021 | Atualizado em 12 de julho 2024

Quase metade da população brasileira - quase 100 milhões de pessoas, ou 47% dos brasileiros, utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa ou lançando o esgoto diretamente em rios.  

Porém, não basta ter a rede de esgoto passando em frente ao condomínio. É preciso fazer a ligação de banheiros, cozinhas, tanques, lixeiras cobertas, ralos, na da concessionária pública. E é nessa hora que o síndico mais precisa de apoio técnico.

Programas como o Se Liga Na Rede, da Casan, visam orientar e exigir esta ligação, a fim de eliminar as inadequações nas instalações prediais que possam causar prejuízo ao sistema. 

- Condomínios antigos normalmente sofrem com a falta de caixa de gordura ou com a quantidade de caixas de passagem. Muitas vezes, as redes de esgoto e pluvial acabam se encontrando na mesma caixa, o que faz com que se lance esgoto bruto nas bocas de lobo, causando mau cheiro e incorrendo em crime ambiental, afirma Mário Filippe de Souza, Engenheiro Civil e proprietário da Econd Engenharia, empresa especializada na área condominial.

Além disso, cozinhas, por exemplo, antes de passarem pela rede de esgoto precisam de uma caixa de gordura. Se esta caixa não estiver executada, toda a gordura vai direto para a rede de esgoto, o que pode causar entupimentos e esgoto transbordando.

Ao ser autuado, o condomínio precisa emitir laudo das adequações a fazer e, claro, executar as obras. Caso contrário, além da possibilidade de estar cometendo crime ambiental, pode sofrer punições como advertências e multas.

Mas o condomínio não precisa esperar a vistoria dos órgãos públicos para se adequar. Uma medida simples e eficiente é contratar empresa especializada para fazer os testes das prumadas com a utilização de corantes, o que certifica onde cada tubulação está sendo lançada. 

Assim, o síndico evita acidentes, crimes ambientais e tem tempo para fazer adequação - normalmente, ao ser autuado, os prazos são inferiores a 60 (sessenta) dias para a regularização.

Entre em contato com a Econd Engenharia, não espere a vistoria dos órgãos públicos para se adequar!

48 8820-5405 (Whatsapp) | www.econdengenharia.com.br

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}