CENSO 2020

IBGE abre seleção com 7,7 mil vagas em Santa Catarina

Contratações são para Recenseadores e Agentes Censitários que participarão do Censo 2020 e que serão os responsáveis pela pesquisa nas residências e condomínios
06 de março 2020 | Atualizado em 12 de julho 2024

Existem muitos recursos para garantir a idoneidade e identidade do recenseador responsável pela pesquisa nos condomínios, explica Roberto Kern Gomes, chefe da Unidade Estadual do IBGE em Santa Catarina (UE/SC).

Contratações são para Recenseadores e Agentes Censitários que participarão do Censo 2020 e que serão os responsáveis pela pesquisa nas residências e condomínios

O IBGE divulgou nesta quinta (5) os editais mais esperados do ano no país, o do processo seletivo simplificado para trabalhar no Censo Demográfico 2020. O instituto está abrindo, em todo o Brasil, 208.695 vagas, 7.675 delas em Santa Catarina.

As vagas são para as funções de Recenseador, Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS). A seleção para ACM e ACS será em prova única, 17 de maio. A prova para Recenseador será uma semana depois, 24 de maio.

Das vagas para Santa Catarina, 244 são para Agente Censitário Municipal, com remuneração de R$ 2.100, e 814 são para Agente Censitário Supervisor, com remuneração de R$ 1.700.
Na prática, os valores são maiores, havendo adicionais de férias e 13o
salário proporcionais e auxílios alimentação, transporte e pré-escolar.

Para Recenseador há 6.617 vagas, e o pagamento é por produção – no hotsite do Censo 2020, na aba Trabalhe no Censo (censo2020.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo), há um simulador onde os candidatos podem verificar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país.

Um detalhe importante: as pessoas que trabalharam recentemente como temporários, para o IBGE ou qualquer outro órgão público, também poderão ser recontratados caso sejam aprovados nesses processos seletivos do Censo 2020.

Condomínios
Esses recenseadores selecionados serão os responsáveis pela pesquisa nas residências e condomínios. O recenseador vai estar identificado com boné, colete e o crachá do IBGE. No crachá terá a matrícula e um QR Code para remeter diretamente ao site específico para informações sobre a pesquisa no endereço www.respondendo.ibge.gov.br.

O síndico, porteiro ou responsável pela edificação pode entrar no site e verificar se aquela pessoa realmente trabalha para o IBGE. Ali vai aparecer a foto, nome completo e a matrícula do recenseador oferecendo a garantia ao condomínio de que realmente essa pessoa está credenciada pelo IBGE. “Temos muitos recursos para garantir a idoneidade e identidade do recenseador, basta os condomínios e síndicos conhecerem os canais que são o site, a linha 0800 721 8181 onde também é possível averiguar a identidade do recenseador”, explica Roberto Kern Gomes, chefe da Unidade Estadual do IBGE em Santa Catarina (UE/SC).

O Censo 2020 será o 9º realizado pelo IBGE e o 13º da história brasileira. Estima-se que serão recenseados 71 milhões de domicílios, 2,3 milhões deles no estado. A coleta das informações vai acontecer ao longo de agosto, setembro e outubro de 2020.

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}