Gestão de Condomínio na EXPO CONDOMÍNIO 2011

A consultora Rosely Schwartz ministrou a palestra sobre as tendências de mercado condominial durante a feira. Foram abordados temas como o papel da administradora, a profissão de síndico, gestão de patrimônio imobiliário, além das assembleias virtuais e a criação da Coordenadoria de Defesa das Relações Condominiais (Procond).
Rosely destacou que hoje em dia o amadorismo não cabe mais ao se administrar um condomínio. “É necessário um trabalho de equipe, incluindo o síndico, subsíndico, conselheiros, administradoras e funcionários”, ressalta.
Durante a abordagem, a consultora informou que o mercado também tem exigido profissionais com conhecimento em gestão do patrimônio e que envolve três níveis: gerenciamento de ativos, de propriedade e o gerenciamento de facilidades.
Pela dificuldade em se contar com participação dos moradores nas assembleia, a tendência é de que se adote a assembleia virtual, já usada em empresas com grande sucesso. “A assembleia presencial continuará existindo, mas a virtual permitirá a participação de mais condôminos. “Para tornar isso legal, será necessário que os moradores tenham a certificação digital”, informa.
Rosely apresentou ainda o projeto do deputado estadual Fernando Capez (PSDB-SP) que indicou ao governo paulista a criação do Procond, que pretende organizar e centralizar todas as questões que envolvem as relações condominiais.
Para dar força à iniciativa, foi criado no site www.ocondominio.com.br um abaixo assinado para incentivar a implantação do projeto, que poderá ser estendido a outros estados.
O presidente do Secovi Tubarão/Florianópolis, Fernando Willrich proferiu palestra sobre a responsabilidade civil do síndico durante a Expo Condomínio. Ele orientou os participantes sobre a legislação e como evitar os processos judiciais.
Palestra: Desastres Naturais, prevenção de riscos nos condomínios
Mudança cultural reduz riscos de desastres
Um panorama sobre os desastres naturais ocorridos nos últimos 10 anos em Santa Catarina e em outros países foi abordado durante a palestra Desastres Naturais, prevenção de riscos nos condomínios, realizada durante a Expo Condomínio. “Em outros países há uma preparação nas escolas e as crianças conseguem ter mais percepção e sabem como agir nos desastres. Nós não temos esta visão dos riscos, mas precisamos mudar essa ideia para prevenir os impactos”, afirma Regina Panceri, gerente de capacitação, pesquisas e projetos da Secretaria de Defesa Civil de SC, que proferiu a palestra.
Durante a exposição, a especialista ainda deu dicas do que fazer em períodos de chuvas intensas, como reduzir os riscos e as mudanças de hábitos para viver melhor e com mais segurança. “Precisamos assumir a mudança cultural para minimizar os riscos”, afirma.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado