REDES

Rede coletora de esgoto X rede de drenagem pluvial

Saber a diferença entre rede coletora de esgotos e a rede de drenagem pluvial é fundamental para garantir a boa utilização de ambas. Elas têm dimensões e destinos diferentes.
10 de junho 2016 | Atualizado em 12 de julho 2024

 

Saber a diferença entre rede coletora de esgotos e a rede de drenagem pluvial é fundamental para garantir a boa utilização de ambas. Elas têm dimensões e destinos diferentes.

O material recolhido pela rede coletora de esgotos é encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde o mesmo é devidamente tratado e devolvido à natureza. Já a água da chuva, coletada nas galerias de águas pluviais é conduzida para rios, lagoas ou mares, sem nenhum tipo de tratamento.

Quando chove, os problemas associados à utilização equivocada dessas redes são agravados. O lançamento indevido da água da chuva na rede coletora de esgotos, além de diluir o esgoto (aumentando a quantidade de material que a ETE precisará tratar), pode ocasionar extravasamentos e até retorno de esgoto às residências.

Já as ligações de esgoto, realizadas clandestinamente nas redes de drenagem pluviais, provocam danos graves ao meio ambiente, podendo levar à morte diferentes espécies que entram em contato com o material, ou causar diversas doenças, como cólera, hepatite e difteria ao homem.
As bocas de lobo, que geralmente têm um formato retangular e situam-se paralelas aos calçamentos de ruas, pertencem à rede de drenagem pluvial. Os poços de visita de drenagem localizam-se no centro das ruas, enquanto os da rede de esgoto ficam mais próximos ao calçamento. Também, é possível distinguir as duas redes observando o diâmetro das tubulações. As de drenagem são normalmente maiores e feitas de manilhas de concreto, enquanto as da rede de esgoto são feitas de tubo de PVC.

Agora que você sabe a diferença entre a rede coletora de esgoto e a rede de drenagem pluvial, que tal por em prática e, realmente, ter as ligações corretas para ajudar a manter o nosso meio ambiente limpo?

A EJESAM (Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental) é uma empresa sem fins lucrativos que oferece consultorias nessas áreas com preços acessíveis. O lucro ganho é destinado a infraestrutura e capacitação dos membros, que são graduandos da UFSC.

Os projetos são orientados pelos professores do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e estão entre projetos de adequação à rede de esgoto, captação de água da chuva e tratamento de efluentes. Para saber mais sobre a empresa, acesse o site www.ejesam.ufsc.br ou entre em contato pelo telefone (48) 3721-2998.

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}