Casan investe em ações integradas para controle de vazamentos

Monitoramento da pressão da água nas tubulações, instalação de válvulas redutoras de pressão, controle remoto de unidades operacionais, macromedição, setorização, implantação de distritos de medição e controle, substituição de redes e de ramais estão entre as ações permanentes da CASAN para reduzir o rompimentos e controlar as perdas reais de água.
A setorização, com implantação de Distritos de Medição e Controle, é uma das estratégias adotadas pela Companhia para fazer com que as cidades sejam organizadas em regiões, permitindo o fechamento mais rápido das redes para realização de um conserto.
Em Florianópolis, essa ação já foi implementada em bairros do Norte da Ilha, no Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Estão em andamento estudos para setorizar os bairros Santa Mônica e Córrego Grande, além das regiões Central e Continental.
Também na Capital a CASAN possui em andamento contrato no valor de aproximadamente R$ 300 mil, com empresa especializada, para elaboração de projetos de controle e redução de perdas totais de água.
A CASAN atua ainda no levantamento de vazamentos ocultos, que não afloram à superfície e são de difícil localização, prejudicando a pressão da água nas redes de distribuição. Para este serviço são utilizados métodos acústicos com haste de escuta e Geofone eletrônico. As capacitações de equipes são constantes na Companhia.
Além disso, em Florianópolis, mais de 500 quilômetros de redes de distribuição e adutoras já foram percorridos nos últimos dois anos por empresa especializada e contratada para esse serviço, contemplando bairros como Santo Antonio, Cacupé, Monte Verde, João Paulo, Itacorubi e Santa Monica. Mais de 120 vazamentos ocultos foram localizados e consertados.
A Companhia atua também com a instalação de válvulas redutoras de pressão em pontos estratégicos de Florianópolis, e mantém como constante a ação preventiva de substituição de redes e ramais (materiais antigos, redes de ferro, diâmetros não mais comercializados).
“Os vazamentos são grandes desafios de todas as empresas de saneamento, e lidamos com eles diariamente. Atacamos com agilidade nos consertos, mas também trabalhamos com planejamento, para prevenir e controlar os rompimentos”, informa o Diretor de Operação e Expansão da CASAN, Pedro Joel Horstmann.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado