Desenvolvido no IFSC, painel de controle para caixas d’água é comercializado em Criciúma

Um protótipo desenvolvido em sala de aula, no curso técnico em Eletrotécnica do Câmpus Criciúma, saiu do papel e ganhou as ruas, ou melhor, os condomínios residenciais da cidade.
Cerca de 30 painéis que controlam o bombeamento de água para as caixas d’água dos edifícios já foram instalados por um estudante do curso.
O painel foi idealizado e desenvolvido como trabalho de conclusão do curso técnico em Eletrotécnica, pelos alunos Paulo Roberto Canarin, Fernanda Rodrigues, Wilis Pereira Brito e Rafael Bombazar. Atuando como eletricista há cerca de 20 anos, e como autônomo mais recentemente, Wilis foi o responsável pela iniciativa. Ele percebia no seu dia a dia de trabalho que muitos edifícios não tinham um sistema adequado para alternar o funcionamento dos motores que levam água para as caixas d’água.
O painel possui uma interface simples, compreensiva para leigos, permitindo a alternância entre os motores, o que acaba evitando desabastecimento nos condomínios e otimizando a vida útil dos equipamentos. “Além de resolver problemas de falta d’água, aumenta a vida útil do sistema de abastecimento. Adotarmos uma maneira inteligente de dividir por igual o desgaste dos motores, além de contar com equipamentos de proteção contra sobrecarga e falta de fase”, relata Wilis. Ele conta que, apesar de já existir no mercado, o painel tem diferenciais. Além disso, dos cerca de 30 aparelhos que instalou até agora, em nenhum foi necessário fazer manutenção.
“Trabalhando em condomínios, observei que havia essa necessidade. Às vezes o condomínio tem dois motores, mas um está na caixa, ou não está instalado de maneira automática, alguém precisa ir lá ligar. Mas o síndico muitas vezes não lembra. Aí o motor já trancou”, explica o eletricista e estudante do IFSC.
Coordenador do curso técnico em Eletrotécnica, o professor Philippe Pauletti ressalta que o Projeto Integrador tem como objetivo permitir ao aluno colocar em prática os conhecimentos do curso. “O objetivo principal é fazer com que o aluno visualize e coloque em prática a união de todos os conhecimentos vistos nas diversas disciplinas. Essa integração de disciplina pode gerar estudos, trabalhos práticos e desenvolvimento de produtos. No caso desse trabalho, desenvolveu-se um produto real com alta aplicabilidade prática, pois foi baseado em uma demanda da área condominial. O projeto em si foi muito bem fundamentado e, posteriormente, posto em prática com sucesso”, afirma.
Para Wilis, apesar de já trabalhar na área, fazer o curso técnico no IFSC proporcionou conhecimento e mais segurança para exercer suas funções. “Por mais experiência que a gente tenha, o curso me deu autoconfiança. A comunicação técnica com o cliente melhorou muito. O curso me ofereceu tudo isso”, diz o aluno.
Matéria originalmente publicada em IFSC
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado