Floripa Iluminada

Programa de iluminação promove segurança na Capital

Objetivo é substituir 16 mil pontos de iluminação pública, em 1.500 logradouros de 48 bairros até o mês de novembro de 2018. O Campeche será o bairro mais beneficiado, com a troca de 2.452 pontos
13 de setembro 2017 | Atualizado em 12 de julho 2024

Objetivo é substituir 16 mil pontos de iluminação pública, em 1.500 logradouros de 48 bairros até o mês de novembro de 2018. O Campeche será o bairro mais beneficiado, com a troca de 2.452 pontos

 

Com recursos da Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública), o prefeito Gean Loureiro (PMDB) lançou nesta segunda-feira (24) o programa Floripa Iluminada. O objetivo é substituir 16 mil pontos de iluminação pública, em 1.500 logradouros de 48 bairros de Florianópolis. O consórcio SQE Luz vai começar as trocas no mês de agosto pelos bairros do Sul da Ilha e a previsão de conclusão é para novembro de 2018. Os 2.500 pontos serão trocados por luminárias de LED e o restante será substituído por luminárias de alto rendimento, em um total de R$ 20 milhões em investimentos.

Gean informou que a troca garante maior eficiência na iluminação pública. “Percebemos que 30% das luminárias públicas do município são do tipo da latinha, que não oferece uma boa luminosidade. Agora, vamos transformar a noite em dia nestes pontos. O principal fator é a sensação de segurança que a população vai receber e as economias no consumo e na manutenção”, explicou o prefeito.

O diretor da Cosip, Waldyvio da Costa, o coronel Paixão, informou que os pontos escolhidos obedeceram a critérios técnicos. O Campeche será o bairro mais beneficiado, com 2.452 pontos. O Rio Vermelho vem em segundo lugar com 678 pontos.

 

VEJA A LISTA DAS RUAS QUE SERÃO CONTEMPLADAS AQUI

 

Para o comandante do 22º BPM, tenente coronel Sandro Cardoso da Costa, a melhoria na iluminação pública contribui para a segurança. “O criminoso quer penumbra e locais escuros para a prática de delitos. A lâmpada amarela é um problema para quem trabalha com segurança pública. A branca oferece mais luminosidade e afasta usuários de drogas, além de pessoas que cometem outros pequenos delitos”, afirmou.

O diretor do consórcio SQE Luz, o engenheiro Gilberto Vieira, informou que ainda está estudando o número de equipes que serão utilizadas. Mesmo assim, ele estima que sejam trocadas uma média de 50 pontos por dia.

Repositor sofre com a escuridão no bairro Coloninha

Morador do bairro Coloninha, o repositor Rodrigo Alves Cardoso, 36, reside na Rua Blides Neves Segui. As luminárias são antigas e, com isso, os usuários de drogas e pessoas em situação de rua frequentam o local.

“A iluminação é bem fraca perto da minha casa e quase todos os dias flagro usuários de drogas nas proximidades. Como trabalho à noite e só chego a casa 23h, fico preocupado com a minha esposa grávida sozinha em casa. Acho uma ótima iniciativa”, comentou.

O prefeito Gean Loureiro informou que as luminárias de LED serão instaladas nas vias principais.

As vantagens


      Luminárias LED

-Longa vida útil (aproximadamente 50 mil horas);

-Custo mínimo de manutenção;

-Economia de energia (50% menor);

-Ecologicamente correta;

-Maior fluxo luminoso;

-Maior IRC (Índice de Reprodução de Cor);

-Menor dispersão luminosa;

-Dispensa uso de reatores.

      Luminárias de Alto Rendimento

-Vida útil superior às luminárias convencionais;

-Aumento da luminosidade em 30%;

-Maior fluxo luminoso;

-Alta eficiência energética;

-Menor manutenção;

-Menor dispersão luminosa;

-Economia de recursos públicos.

 

Matéria originalmente publicada em: NOTICIAS DO DIA

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}