CASAN

204 municípiosde SC terão reajuste na tarifa de água a partir de 21 de agosto

  Passa a valer a partir de 21 de agosto o reajuste de 6,08% na tarifa de água nas 204 cidades onde a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan)...
15 de agosto 2017 | Atualizado em 12 de julho 2024

 

Passa a valer a partir de 21 de agosto o reajuste de 6,08% na tarifa de água nas 204 cidades onde a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) opera em Santa Catarina. A tarifa de esgoto segue equivalente ao valor da tarifa de água consumida.
O aumento foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí (Agir).
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Casan, o aumento visa à recomposição dos custos: "energia elétrica, um dos principais insumos, aumentou 52,8% nos últimos 12 meses (data do último reajuste); produtos químicos subiram 19%, só recomposição da inflação do período, segundo o IPCA, representa 8,84%"
O valor por m³ é progressivo conforme o consumo e a classe consumidora.

Veja abaixo dicas de economia de água em condomínios e baixe a tabela da Casan:


-Eliminação das válvulas hidras nos banheiros. De acordo com o engenheiro Manoel Faoro uma válvula hidra, além dos vazamentos que normalmente apresentam ao ser acionada, pode gastar mais de 12 litros de água. Enquanto os modelos com caixa acoplada contêm em média de seis a oito litros que é o que será liberado quando a descarga for acionada.

-Verificar a existência de vazamentos em todos os pontos de consumo de água.

-Instalação de hidrômetros individuais que permitem que cada morador pague pelo seu consumo. Os hidrômetros também permitem que os moradores detectem quais os locais da casa que estão gerando maior gasto de água, no caso de condomínios que ainda não tenham a individualização.

-Campanhas de conscientização com os moradores para racionar o uso da água.

-Manter as torneiras e encanamentos em dia é fundamental. Uma única torneira pingando significa 46 litros de água escorrendo diretamente para o ralo.

-Ao invés de lavar a área externa e a calçada do condomínio, basta varrer ou ao invés de usar a mangueira, um
balde que limita o uso da água, entre outras tantas medidas.

-Em prédios, as caixas-d’água acopladas são os maiores vilões da economia. Pode-se colocar uma garrafa de 600 mL cheia de água dentro da caixa acoplada para economizar água nas descargas.

-Os condomínios também podem adotar alguma medida de captação de água da chuva ou reaproveitamento da água já utilizada.

  

Veja abaixo a nova tabela:

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}