Governo lança aplicativo de celular para denúncias de focos de Aedes aegypti em Santa Catarina

O aplicativo Dengue SC, um app interativo destinado a reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre da chikungunya, em Santa Catarina, será lançado nesta sexta-feira, 5, a partir das 10h, pela Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Inovação e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), em Florianópolis.
O aplicativo é gratuito e já está disponível na loja Google Play (Android) e, a partir da semana que vem, na App Store, do sistema iOS (iPhone). Desenvolvido pelo Ciasc, o Dengue SC permitirá que a população denuncie eventuais criadouros de Aedes aos órgãos de controle por meio de fotos e localização por geoprocessamento.
Assim que a denúncia for feita pelo aplicativo, a prefeitura da cidade terá acesso à ocorrência por meio de uma ferramenta web que permitirá acompanhar as solicitações recebidas e dar andamento à verificação. O acesso das prefeitura à aplicação web será concedido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), que também terá acesso a todos os registros.
Como funciona
O local do foco é informado através de clique no mapa ou através do endereço informado. A cidade, dados para contato e uma observação (informações sobre o local, o ambiente etc.) devem ser informados na tela de registro. O envio de foto é opcional, mas a fotografia facilita a localização do foco para o agente de saúde.
Após finalizado o registro, o aplicativo envia o registro para o poder público. Quando uma solicitação é encaminhada para averiguação, ela é confirmada ou finalizada e o cidadão recebe a notificação pelo smartphone.
O aplicativo traz ainda informações sobre prevenção do mosquito e sobre as doenças e permite consultar o contato da Vigilância Epidemiológica ou da sala de situação da prefeitura.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado