Cidade em obras

Às portas do verão, a prefeitura de Balneário Camboriú resolveu começar um grande número de obras públicas pela cidade. Obras essenciais, sem dúvida. No entanto, obras complexas também, que demandam o fechamento de ruas e exigem paciência de motoristas e moradores da cidade. Mas, entre esses moradores, os que moram nos condomínios de Balneário são os mais prejudicados, pois as obras acontecem nos lugares mais movimentados da cidade, como as avenidas Brasil e Atlântica.
Sandra Christina Mendes Hammerle, síndica do edifício Dona Rosinha, na Rua 511, no Centro de Balneário, reclama que em seu apartamento, que fica há poucos metros da Brasil, torna-se território inóspito com as obras, pois as vagas de estacionamento não podem ser usadas, as garagens ficam bloqueadas e muitos condôminos precisam – dependendo da hora do dia – deixar o carro estacionado a alguns quarteirões de distância do condomínio. “Essas obras de drenagem trazem muitos transtornos, principalmente nessa época do ano, quase chegando o verão”, diz Sandra, que lista a sujeira no hall de entrada, o barulho das máquinas e a dificuldade de transitar com veículos como os principais entraves que as obras geram na vida dos condôminos.
O síndico Walter Junior, 36 anos, que administra um edifício numa transversal da Avenida Brasil, precisou encontrar uma solução que viabilizasse a locomoção dos moradores. “Falei com o pessoal da prefeitura e pedi para que autorizassem a passagem de moradores para suas garagens, senão ficaria impossível. Uma dica para os síndicos é: conversem com os responsáveis pela obra e tentem achar uma solução boa para todos”, aconselha.
O que dizem os responsáveis pelo quebra-quebra
O Secretário de Obras da cidade, Elton Garcia, afirma que Balneário Camboriú possui uma necessidade especial de manutenção de vias por conta do alto fluxo de veículos, tanto de moradores quanto de turistas. Como um dos destinos mais procurados de Santa Catarina, principalmente no verão, a cidade comporta um movimento intenso durante todo o ano. “É por isso que as obras no município são contínuas e intensas, inclusive as que incluem necessidade de manutenção. O que precisamos sempre lembrar com relação a obras é de que o transtorno de hoje garante a qualidade de vida de amanhã”, salienta.
O diretor do Departamento de Trânsito e Engenharia, Fabiano da Silva, afirma que as obras, principalmente aquelas que envolvem as vias públicas, podem causar transtornos temporários e que, para minimizar os problemas, há a preocupação em sinalizar devidamente o local. Segundo ele, Balneário Camboriú conta, também, com uma equipe de Agentes de Trânsito empenhados, que procuram fazer com que o tráfego continue fluindo da melhor forma possível. “O Departamento de Trânsito busca a melhor forma para auxiliar os condutores da região que está em obras, mantendo sempre a preocupação com a acessibilidade dos moradores”, garante.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado