INFORMAÇÕES

O que é preciso saber para aderir à terceirização de serviços em um condomínio

Redução de gastos e garantia da qualidade do serviço prestado estão entre os principais benefícios
03 de janeiro 2024 | Atualizado em 10 de janeiro 2024

Flamarion Bittencourt Lourenço : “com os serviços oferecidos pela Khronos, o padrão do profissional muda de patamar e ele passa a ser mais efetivo dentro do condomínio”

Redução de gastos e garantia da qualidade do serviço prestado estão entre os principais benefícios

Os colaboradores em um condomínio são os que cuidam do patrimônio e bem-estar de todos os moradores e devem ser escolhidos com perícia, pois se um bom trabalhador traz melhorias ao edifício, um profissional sem capacitação pode gerar riscos até para a segurança. Por conta disso, a terceirização de serviços vem crescendo no setor de condomínios.

Para maior efetividade ao trabalho que será desenvolvido pelo síndico no ano que inicia, a previsão orçamentária precisa levar em conta o valor gasto com os colaboradores. Está prevista para maio de 2024 a próxima convenção coletiva exclusiva para os trabalhadores do setor condominial. No lado dos moradores, os condôminos buscam sempre uma redução na taxa de condomínio. Na hora de ajustar as finanças há a dúvida: terceirizar os colaboradores ou mantê-los em regime de CLT? A chamada Lei da Terceirização, n. 13.429, foi sancionada em 2017 e regulamenta essa possibilidade de mudança.

A parte orçamentária é a mais vantajosa para os condomínios quando se terceirizam os profissionais, justamente por conta dos encargos trabalhistas, uniformes, provisões, enquanto o terceirizado reduz consideravelmente o valor e a responsabilidade, a qual é exclusiva do condomínio junto ao profissional CLT. De forma explicativa, no contrato CLT existe uma relação direta entre o condomínio e o funcionário, já na opção da terceirização existem três partes envolvidas: condomínio, a empresa terceirizada e o trabalhador que presta o serviço. Dessa forma, o síndico deve se atentar às diferenças salariais entre os dois modelos e ter bem definido com o prestador terceirizado o que ele deve executar.

Nesse sentido, o gerente geral de serviços da Khronos, Flamarion Bittencourt Lourenço, reforça a importância de os síndicos levarem em consideração a substituição de profissionais de CLT pelos terceirizados. As vantagens vão desde a parte financeira, como redução dos custos de mão de obra, previsões de férias, compras de uniforme, coberturas de faltas e atestados, diminuição dos custos contábeis, de rescisões trabalhistas e até a mudança que pode gerar no comportamento do próprio funcionário, pois a relação de vínculo agora é com a empresa terceirizada e não mais com o síndico.

“Estamos próximos da época da convenção coletiva, reajustes no orçamento, por isso é muito importante que os condomínios que tenham profissionais próprios considerem a terceirização. Isso diminui a carga de impostos e os problemas trabalhistas. Os gestores e síndicos podem avaliar a mudança, já que os custos são parecidos, mas a responsabilidade é menor para o condomínio”, observa.


Impacto positivo
O síndico tem como opção nos condomínios terceirizar profissionais como porteiros, auxiliares de serviços gerais, zelador, jardineiro, gerente predial, recepcionista. Outro fator que pode ser levado em consideração na substituição do modelo de trabalho é a parte técnica. Com os serviços oferecidos pela Khronos, por exemplo, o padrão do profissional muda de patamar e ele passa a ser mais efetivo dentro do condomínio.

“Agora que chega o momento de divulgação do dissídio, vale avaliar esse impacto positivo que a terceirização causa nas contas. Algumas soluções em segurança, como portaria virtual e controle de acessos, videomonitoramento, diminuem os custos do condomínio e podem ser trabalhadas com a equipe de profissionais dentro do condomínio. Esses fatores levam a gestão a ter uma evolução nas rotinas trazendo hoje o tradicional zelador passa a ser uma espécie de concierge do prédio, os colaboradores passam a receber novas especializações para entregar o melhor serviço aos moradores”, salienta.

Sendo assim, a migração do terceirizado ou a manutenção do funcionário de carteira assinada em nada modificam o que é oferecido nos serviços híbridos ou presenciais da Khronos. O gerente Flamarion Bittencourt Lourenço reforça que a empresa necessita treinar os profissionais e garantir suporte a quem vai comandar as soluções em segurança no condomínio, para que esses profissionais possam auxiliar a gestão do condomínio nas rotinas dos sistemas e manter o condomínio protegido.

“A Khronos oferece treinamento para os profissionais do setor condominial, bem como para os gestores dos condomínios, quando contratam o videomonitoramento, a portaria virtual ou o controle de acessos, para que estes saibam operar os sistemas, realizar os cadastros das portarias com controle de acesso. Esse suporte é necessário tanto nos sistemas 100% eletrônicos quanto nos postos híbridos, nos quais parcialmente o processo tem por um período a portaria remota, muitas vezes nos horários de pouco fluxo de pessoal e com portaria, recepção ou vigilância pessoal em certos períodos do dia em que a demanda de atendimento ainda necessite de pessoal físico no local”.

Saiba mais das soluções Khronos na central de atendimento ao cliente em: 0800 - 642 - 0222 ou em www.grupokhronos.com.br - Instagram: @grupokhronos

 

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}