Estoques organizados ajudam a reduzir despesas

  Manter o condomínio organizado é uma tarefa que exige planejamento e cuidados específicos que podem contribuir para reduzir as despesas e otimizar o tempo de trabalho. Além disso, regras...
15 de junho 2013 | Atualizado em 12 de julho 2024

 

Manter o condomínio organizado é uma tarefa que exige planejamento e cuidados específicos que podem contribuir para reduzir as despesas e otimizar o tempo de trabalho. Além disso, regras claras e a colaboração de todos os envolvidos no processo também podem ajudar a reduzir os custos com manutenção e materiais de limpeza.

Segundo o consultor do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina (SEAC-SC), Osmar Viviani, com relação aos materiais de limpeza, é importante que o condomínio trabalhe com produtos de linha profissional, que são diferenciados: além de serem mais econômicos, dificultam “desvios” por serem facilmente identificáveis.

O consultor recomenda que devem ser estocados somente os materiais de uso mais cotidiano, como produtos de limpeza em geral, acessórios (panos), itens para reparos de equipamentos, adaptadores de torneiras, produtos e acessórios de manutenção de piscinas e de saunas.  O consultor orienta ainda que a responsabilidade pela estocagem dos produtos deve ser da zeladoria. “Dessa forma saberão o que pode ou não vir a faltar, agilizando as tarefas e organizando a rotina do trabalho”, esclarece.

Rafael Irani da Silva é síndico profissional e faz o controle dos materiais de limpeza mensalmente. “Assim que recebemos os materiais do fornecedor, analisamos a relação destes, e projetamos sempre a duração para o mês inteiro. Acredito que fazendo uma compra por mês apenas facilita muito o controle de estoque”, relata.

Com relação aos equipamentos e mobiliário do condomínio, Rafael possui uma planilha (inventário) e, a cada quatro meses revisa os dados para conferência. “Em alguns condomínios, eu mando fazer pequenas etiquetas numeradas, que são coladas em todos os móveis, utensílios e equipamentos para também listarmos e controlarmos”, explica o síndico.

Marcela Pereira Mendes é síndica do Condomínio Residencial Maison Classic, em Florianópolis, e relata que o edifício possui pouco espaço físico para estoques, o que a impede de mantê-lo como deveria. “A piscina é o item que mais exige material de manutenção e há um depósito somente para equipamentos. Os produtos são adquiridos conforme a necessidade, tendo em vista que parte deles é perecível”, diz.

Já o jardim do condomínio de Marcela é cuidado por uma empresa especializada, que possui todos os equipamentos e insumos necessários para manutenção. “Esse tipo de contrato terceirizado torna-se vantajoso em razão do custo-benefício, pois assim temos um jardim bem cuidado e mantido por profissionais que atendem a especificidade do serviço”, explica.

Segundo a síndica, os materiais de limpeza das áreas comuns são suficientes para um mês de uso e apenas alguns produtos, como sacos de lixo e papel-toalha, são comprados em maior quantidade. “Ainda que não tenhamos um estoque relevante de materiais, há um controle, que é realizado por mim ou pelo zelador, ele me auxilia nesse serviço”, relata Marcela.

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}