Sustentabilidade na EXPO CONDOMÍNIO SC 2011

A Lei Nacional de Resíduos Sólidos instituída no ano passado reforça a responsabilidade de toda a sociedade para a destinação correta dos resíduos sólidos. Esta é a avaliação do engenheiro sanitarista e ambiental Gustavo Carmona, um dos convidados para o debate sobre a nova legislação, durante a Expo Condomínio. “A lei vem suprir nossa necessidade de nos organizarmos para a separação correta do lixo”, justifica.
Cumprimento de legislação depende de todosA engenheira sanitarista e ambiental Luciane Dusi, consultora de qualidade e meio ambiente da Midhas Consulting, que também participou do debate como mediadora, destaca que os condomínios têm mais representatividade e, por isso, mais responsabilidade para fazer com que as regras sejam cumpridas.
“Todos nós precisamos nos organizar para as mudanças de hábitos, que refletirão em mais consciência sobre os cuidados com o meio ambiente”, ressalta.
O advogado Guilherme Della Nova, que também participou do evento, explica que a lei é nova, levou mais de 20 anos para ser aprovada e que a aplicação imediata é difícil. “Não temos como mudar do dia para a noite, mas é preciso adotar um processo educativo, principalmente, vindo do poder público. Desta forma, vamos melhorar a gestão dos resíduos, tornar o meio ambiente sustentável, além de promover o caminho da geração de emprego e renda”, conclui.
Palestra: Limpeza profissional e sustentabilidade
Orientações para uma boa limpeza
O uso adequado de produtos e a forma como se faz garantem melhor limpeza do condomínio e reduzem os custos com material e mão de obra. As orientações foram prestadas aos síndicos e profissionais que participaram da palestra sobre limpeza profissional e sustentabilidade, proferida pelo professor José Osmar Viviani, consultor e especialista em técnicas de limpeza profissional, durante a Expo Condomínio.
Dentre as dicas do especialista, a de limpar o elevador de inox com vaselina diluída em álcool. De acordo com o professor, desta forma o local fica limpo por muito mais tempo. Outra área que se deve ter cuidado são as academias dos condomínios, afirma o professor. Estes locais são propícios para a proliferação de vírus e bactérias. Ele orienta que se deve dar preferência à água e sabão para limpar os equipamentos em vez de utilizar os produtos conhecidos como multiuso. “Muitos produtos ajudam na limpeza, mas não na sustentabilidade e devemos conciliar as duas coisas”, afirma o especialista.
Outra dica para economizar produto e água é dobrar o pano de limpeza em oito partes. Assim, à medida que for sujando vai desdobrando, o que evita utilização de muita água. De acordo com o professor, o cloro é o melhor desinfetante que existe.
Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:
Está procurando Fornecedores?
Aqui você encontra
Todos os direitos protegidos e reservados | Faça contato com a Redação
Deixe o seu comentário
Nenhum comentário registrado