Condomínio Summit reúne síndicos e gestores do setor condominial

DSC_9188.JPG
03 de outubro 2017 | Atualizado em 12 de julho 2024

O evento proporcionou informações, produtos de qualidade e troca de experiências para síndicos e gestores

Em um mercado em ascensão e com novos perfis de empreendimentos, a gestão condominial tem exigido soluções inovadoras e profissionalização dos administradores. Cada vez mais, a meta é qualificação e foi com esse objetivo que no dia 30 de setembro, Florianópolis sediou a Sexta Edição do Condomínio Summit, no Centrosul. O evento direcionado exclusivamente ao setor de condomínios já é referencia no estado e reuniu síndicos, conselheiros, condôminos, administradores, empresários e profissionais do setor para uma tarde de informação e exposições de produtos e serviços.

O "Ciclo de Palestras e Workshops Condomínio Summit" contou com um time de especialistas catarinenses e nacionais que compartilharam orientações para o público que lotou o Centro de Convenções. 

Uma das prioridades nos condomínios, a segurança foi o tema da palestra de abertura do Condomínio Summit. Samuel Ambrosio, executivo da Intelbrás apresentou aos participantes do evento algumas das principais soluções em segurança e controle de acesso para condomínios. Segundo o especialista, são inúmeras as soluções e produtos que se integram e oferecem tecnologia para proteger os clientes.

IMG_5364.JPG

 

Em tempos de redes sociais em alta, o especialista em condomínios Rodrigo Karpat, trouxe uma palestra sobre os direitos indenizatórios do síndico em manifestações de calúnia, difamação e injúria praticada por condôminos nas redes e grupos de whatsapp.
Segundo o especialista, a comunicação nas redes pode ser facilitadora, mas também pode se tornar prejudicial à gestão gerando ações judiciais cíveis e criminais. Karpat mostrou casos reais de problemas relacionados à comunicação de condomínios em redes sociais e analisou se vale a pena manter o canal aberto ou não. “Facebook e whatsapp não devem ser meios de comunicação oficiais para os condomínios. Com isso o gestor tem que ficar disponível por 24 horas, torna a gestão ineficiente e o síndico vira refém. O canal oficial deve ser o portal da administradora, sistemas, informativos internos, correspondência, email ou assembleias”, destacou.

O especialista explicou a diferença entre os três tipos de crimes que podem ser causados contra a honra que são a calúnia, a difamação e a injúria. Segundo ele, a calúnia ocorre quando se atribui falsamente a alguém um crime, a difamação é quando se fere a reputação que a pessoa tem perante a sociedade e a injúria é um xingamento que atinge a honra de forma subjetiva e pode ser verbal, escrita e até mesmo física. Karpat também deu exemplos de casos relacionados a danos morais e ressaltou a importância de não confundir o dano com meros aborrecimentos que são mais subjetivos. “Dano moral é aquele que traz desgaste a honra e dissabores”.

Para os casos de crime de calúnia, injúria ou difamação envolvendo síndico e condôminos, Karpat explicou que em primeiro lugar deve-se procurar conversar, buscar conciliação e a principio não cabe multa, pois os crimes são contra a pessoa e não contra o condomínio. E caso seja realmente necessário que os condomínios utilizem as redes sociais como canal de comunicação, o advogado recomenda alguns cuidados como incluir os moradores somente com permissão, ter horários pré-definidos para uso, ter rigor com os insultos, e manter a administradora diretamente ligada no canal de comunicação. “O síndico pode passar de vítima para autor do crime e uma má gestão pode gerar, inclusive, desvalorização imobiliária ao longo dos anos também para os patrimônios individuais”, alertou.

IMG_5490.JPG



As apresentações encerraram com a palestra Comprometimento com o Condomínio: uma questão de escolha, ministrada pela renomada psicóloga Ana Claudia Vanzelli.
Reconhecida por suas palestras motivacionais evidenciadas pela marca #AindaBemQue, com irreverência, Ana fez o público rir e refletir sobre o verdadeiro comprometimento dos gestores no universo condominial. “Comprometimento é entrega de verdade, pois a coisa só vale à pena quando a gente é de verdade e a verdade vem do coração. Existem pessoas comprometidas e outras que só fazem o que tem que fazer. Que possamos refletir na área que atuamos, pois quem faz o que ama não trabalha. Na vida só valerá a pena o que for de verdade e o que houver comprometimento”, afirmou a palestrante.

DSC_9188.JPG

 

Painel com especialistas abordou gestão, segurança e tecnologia


• Representando o grupo NSC, a jornalista Laine Valgas prestigiou o evento e fez uma breve apresentação conscientizando os gestores sobre a importância de prepararem seus condomínios para o desligamento do sinal analógico que acontecerá a partir de 31 de janeiro de 2018.

 DSC_9025.JPG

• A sexta edição do Condomínio Summit trouxe diversos especialistas que passaram pelo Workshop dando dicas e orientações para o setor condominial. Os workshops foram apresentados pela diretora do Jornal dos Condomínios, Angela Dal Molin que falou sobre o  veículo  de informação que está há 16 anos no mercado.“O Jornal dos Condomínios, publicação pioneira no setor de condomínios de Santa Catarina, atua desde 2001 no mercado e tem como principal objetivo ao longo desta jornada o fortalecimento do setor de condomínios catarinense. Trazendo informação responsável, desenvolve e reúne conteúdo técnico e especializado exclusivo aos condomínios catarinenses”.

DSC_9047.JPG

• Autora do livro, Revolucionando o Condomínio, Rosely Schwartz falou sobre a importância do conhecimento para uma gestão de qualidade. Um bom gestor deve ser íntegro, ético, transparente, conhecer a legislação, saber planejar a gestão, ter organização, fazer o controle das contas e dirigir o condomínio como uma empresa. “Além de livros, eventos como o Condomínio Summit, cursos presenciais e online, o Jornal dos condomínios é uma importante ferramenta para buscar informação de qualidade”, destacou.

IMG_5607.JPG

• A autora escolheu o Condomínio Summit para fazer o lançamento nacional da 15ª edição de seu livro. Os síndicos participantes receberam o carinho de Rosely Schwartz e o autógrafo em seus exemplares no estande do Jornal dos Condomínios e Portal CondomínioSC. Os exemplares autografados no lançamento foram disponibilizados pelo Jornal dos Condomínios com exclusividade para o evento. 

DSC_9011.JPG

Rodrigo Machado, contador e diretor da Exato Condomínios e Walter João Jorge Jr, consultor jurídico da Pereira Jorge Contabilidade, falaram sobre as responsabilidades que cabem a condomínios e condôminos. “Se a origem do problema for de área comum o síndico deve intervir, se a origem for de área privativa, o problema deverá ser resolvido pelo condômino”, explicou Walter.

IMG_5677.JPG

• “Se a questão é privativa tem que resolver de forma privativa, como por exemplo, no caso das infiltrações e por isso é importante sempre buscar laudos conclusivos apontando qual foi o fato gerador. "Morar em condomínio não é viver num hotel, é uma associação colaborativa onde todos participam do processo”, destacou Rodrigo Machado.

IMG_5644.JPG

• A importância da segurança patrimonial foi abordada por Israel Fontanela Diretor Comercial do Grupo Adservi e pelo Coronel da Reserva da PMSC e Especialista em Segurança Condominial, Fernando José Luiz. “Temos que buscar profissionais qualificados, com capacidade técnica, referências de confiança, ter o apoio dos condôminos e qualidade no serviço”, apontou o coronel. 

IMG_5630.JPG

Israel Fontanela, diretor do grupo Adservi lembrou que uma empresa de segurança precisa ter procedimentos muito bem definidos e na questão de segurança patrimonial precisa ter registro na Polícia Federal. 

IMG_5638.JPG


Everton Pitz CEO da SCOND e Ivo Junkes Diretor Comercial da Seventh falaram sobre a Tecnologia a favor da segurança em condomínios. “Quando colocamos portaria a distância não tiramos o porteiro, apenas estamos colocando ele a distância e somente a operação está remota”, explicou Ivo.

IMG_5691.JPG

• Representando a SCOND, Everton Pitz completou a apresentação ressaltando que quanto mais ferramentas nas mãos dos moradores mais tecnologias conseguem disponibilizar em aplicativos.

IMG_5575.JPG




-Veja a avaliação dos síndicos e entidades participantes:

Síndica Rosilene Sardá Martins, do condomínio Rachel A, no Bairro Pantanal
“É a minha primeira gestão como síndica e quando soube do evento pelo Jornal dos Condomínios logo fiquei interessada, pois pensei que me ajudaria muito. Amei o evento, pois trouxe muitos esclarecimentos e informações de qualidade. Estou encantada”, declarou.

dawawawdaw.jpg


Alexandre Siqueira, síndico do condomínio San Petersburgo e do condomínio Mata Atlântica, em Florianópolis
“O evento é uma ótima iniciativa, pois é a oportunidade para conhecermos outros síndicos, trocar informações e experiências e também adquirir conhecimentos com os profissionais que apresentam as palestras, pois todo profissional tem que se atualizar no seu ramo”.

Sem_Título-1_85.jpg

Aparecido de Carvalho, síndico do condomínio São Luiz, no bairro Agronômica em Florianópolis

“O evento é muito interessante, pois temos a oportunidade de conhecer produtos e serviços atuais para o setor. Além disso, também é muito útil, pois traz informações que podem nos ajudar no dia a dia da gestão”.

Sem_Título-1aw.jpg

Fabiana Leal, síndica do condomínio Arquipélago dos Açores, em São José
“O evento é uma grande oportunidade para troca de informações tanto com os fornecedores quanto com os palestrantes e isto é muito importante para os síndicos, pois com certeza ajudará na administração”.

Semadawdaw_Título-1.jpg

Fabiana Horst, administradora de condomínios, de Brusque
“Aqui encontramos informações e conhecimentos atuais e isso é muito importante para o setor que está em constante mudança. Voltamos com uma grande bagagem de informações que podemos usar no dia a dia”.

ass.jpg

Paulo Carvalho, síndico profissional de Florianópolis
“O evento ajuda a equiparar os conhecimentos dos síndicos e profissionalizar e qualificar o setor que ainda é muito carente de informações. Além disso, nos apresenta produtos de confiança podem agregar muito na gestão”.

sf.jpg

Leonardo Santana, síndico do condomínio Recanto do Arboretto, em Forquilhinhas

“É muito importante transmitir informações sobre questões jurídicas e responsabilidades técnicas dos síndicos, pois esta é uma forma de conscientização dos profissionais”. 

as.jpg

Maria Cristina Vieira, administradora de condomínios de Florianópolis
“É muito gratificante e enriquecedor participar de eventos como este, pois por mais que saibamos sempre há algo para aprendermos e conhecimento não ocupa espaço”.

Sawdawdaw.jpg

Hari Bruno Mohr, síndico do condomínio Águas de Jurerê
“Esta é a minha primeira participação no evento e achei muito interessante, pois adquiri muitos conhecimentos atuais e pude ter contato com conteúdos e empresas de qualidade voltadas para o setor”.

85.jpg


Maria Aparecida Cury Figueiredo, arquiteta e urbanista, coordenadora do Grupo de Trabalho de Interiores da ASBEA
“Nossa parceria com o jornal dos Condomínios e a participação no evento foi muito positiva, pois nos permitiu desenvolver o manual e lançar aqui a segunda edição do guia com orientações sobre como organizar obras e reformas para aqueles que administram condomínios ajudando os síndicos e condôminos a esclarecerem dúvidas sobre qualquer procedimento relacionado a reformas nas unidades e áreas comuns”.

DSC_8840.JPG

 

 

Realização, organização e apoios:

O evento foi uma realização do Condomínio Summit, organizado pelas empresas SCOND Condomínios Inteligentes, Exato Condomínios e Contabilidade, Grupo Adservi e Level One Sistemas de Segurança e teve o patrocínio da Intelbras e Cartório de Protestos Santa Catarina (SC), Lavip – Lavação e Pintura Predial, iGÁS, Santa Cruz Moto Bombas, SD Automação e Segurança, Veloxx Distribuidora, Personal Evolution – Sacadas e Esquadrias de PVC, GI Condominial – Gestão de Inadimplência Condominial, Grupo Techline, Linear HCS Controle de Acesso, Furlani Distribuidora, PPA Conforto com Segurança, Pontual Cobranças, Olé Telecon, Teckex Uniformes Profissionais, Alti Pisos – Quadras Esportivas e Pisos Industriais, Constâncio Neto - Gestão de Negócios e Serviços Ltda, DJLR Corretora de Seguros, Desentupidora Coqueiros, SICREDI, Impercom Impermeabilizações, Tekpel Produtos de Higiene e Limpeza, Direseg Administradora e Corretora de Seguros.

Contou com o apoio do Jornal dos Condomínios e Portal CondomínioSC e NSC TV, Seventh Visual Control, Revista Segurança Eletrônica, ISC Brasil, ABESE, ASBEA-SC, CRA-SC.

Mídia Oficial Jornal dos Condomínios e Portal CondomínioSC

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}