Síndico também precisa de privacidade

Embora atenda emergências, não é dever do síndico se dispor na função 24h.
Qual o síndico que nunca teve seu sono interrompido por algum morador que, ao invés de chamar o zelador, bateu em sua porta no meio da noite para reclamar de um vizinho barulhento? Esse é um ato corriqueiro de condôminos, pois é comum acreditarem que podem chamar o gestor condominial a qualquer hora, o que não é correto. Para evitar esse tipo de comportamento, e garantir sua privacidade, o síndico deve mostrar qual sua responsabilidade no prédio. Ele não precisa estar à disposição 24 horas por dia, mas é necessário que crie mecanismos de acesso regular aos moradores, assim o gestor zela pela sua vida pessoal e de sua família sem deixar a desejar em sua função.
Alguns parâmetros de comunicação que podem ser adotados são: acesso ao livro de reclamações 24h por dia e horários de atendimento. Também se pode criar uma conta de e-mail para o condomínio, assim os moradores podem enviar seus recados. Mas é importante ter consciência que algumas emergências não podem esperar, e ele deve deixar claro aos condôminos que nesses casos deve ser informado imediatamente.
Delegar funções é fundamental para o síndico não ter que estar disponível tempo integral ao condomínio. Se ele for centralizador, com certeza as pessoas vão procurá-lo a qualquer momento para resolver desde os menores conflitos condominiais. Uma dica é listar os problemas mais comuns, padronizar soluções e classificar por importância e urgência. Com esses dados, é importante determinar responsabilidades para o porteiro, o zelador e o que deve ser informado imediatamente para o síndico.
Originalmente publicado em 24/07/2013
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