CONDOMÍNIO SUMMIT

Segurança foi tema da terceira edição do Condomínio Summit

 
30 de novembro 2016 | Atualizado em 12 de julho 2024

 

Em evento para condomínios, especialistas são unânimes ao afirmar que melhoria da segurança passa por mudança cultural.

Tema recorrente na sociedade e, cada vez mais, de responsabilidade de todos, a segurança foi debatida entre os profissionais do setor condominial, em evento realizado no dia 26 de novembro, no CentroSul, em Florianópolis.

Conscientes do seu papel e da necessidade de prevenção, cerca de 1000 síndicos, condôminos, administradores, empresários e profissionais do setor condominial compareceram ao evento que foi organizado pelo Condomínio Summit e o Jornal dos Condomínios.

O evento abordou a Segurança em Condomínios em painéis e palestras e entre os destaques da programação esteve a palestra “Construindo uma Segurança de Elite para o seu Condomínio”, com Marcos Do Val, que foi o primeiro estrangeiro a ser instrutor e fazer parte da seleta Texas Tactical Police Officers Association (TTPOA), a associação dos policiais da polícia americana, a SWAT.

Militar de carreira, lutador de arte-marcial, Marcos estudou como seus conhecimentos poderiam ajudar no trabalho dos policiais e com isso desenvolveu metodologias únicas que possibilitam imobilizar os criminosos apenas com algema, permitindo assim que os policiais se defendam sem a necessidade do uso de armas. O método inovador ganhou visibilidade internacional, o que o levou aos Estados Unidos para ministrar aulas para a equipe da SWATT.

Hoje convidado para dar cursos e palestras no mundo inteiro, Marcos relatou as dificuldades, desafios e crises pessoais e profissionais que precisou enfrentar e dar a volta por cima para conseguir alcançar seus objetivos e se tornar referência no assunto.

Marcos expôs aos profissionais do setor os principais pontos críticos da segurança nos condomínios. “Segurança nunca é 100% garantida. 90% é prevenção, 5 % reação e 5% sorte” e destacou a importância do espírito de coletividade para a prevenção de crimes. “Um deve se importar com a segurança do outro, pois mudar a cultura individualista é o primeiro passo para melhorar a segurança não só nos condomínios, como na sociedade”, pontuou.

O especialista também mostrou algumas situações de risco que são vividas nas portarias, garagens e outros ambientes do condomínio e muitas vezes são causadas pela falta de atenção ou displicência. “Os equipamentos de segurança servem apenas como aliados aos cuidados humanos para aumentar a segurança. Por isso, é importante sempre checar para quem se está dando acesso ao condomínio. Pois, não adianta ter as melhores tecnologias e ao entrar deixar o portão aberto porque outra pessoa está vindo, por exemplo”.

Marcos também deu dicas de como agir em caso de sequestro relâmpago e como proceder se ficar sob a mira de uma arma. “Nesses casos deve-se manter a calma e fazer o que os bandidos pedem”, salientou.


Painel

O evento teve ainda um painel com o tema “Os benefícios do Controle de Acesso”, onde especialistas debateram sobre estratégias de integração entre a segurança pública, condomínios e estabelecimentos comerciais.

Participaram do Painel Luiz A. P. de Ávila, especialista em Controle de Acesso; Fernando J. Luiz, Coronel R. R. da PMSC e consultor em segurança; Murilo Fleischmann, diretor de Operações do Grupo Adservi; Ivo Junckes, diretor Comercial da Seventh; Emerson Silverio, gerente de Segmento da Intelbrás Security Minas Gerais; e Everton Pitz, CEO do Scond.

O especialista Luiz A. P. de Ávila apresentou aos participantes os principais recursos utilizados para ajudar a inibir a criminalidade nos condomínios, como por exemplo, o uso de câmeras e porteiros 24 horas, a atitude de evitar que moradores tenham controles e chaves de acesso, pois há risco de serem roubados e os objetos serem usados por criminosos, o não recebimento de visitas técnicas quando não tenham sido solicitadas e a prática de sempre ligar para a empresa para checar no caso de visita agendada. “Cabe lembrar também pequenos cuidados, como por exemplo, as lixeiras que devem sempre ser instaladas longe de muros e grades para não servirem de ponto de escalada e evitar os muros altos que protegem os ladrões e não os moradores, pois a visibilidade é uma vigilância natural”, orientou.

Emerson da Fonseca Silvério, especialista em comunicação condominial da Intelbrás falou sobre a importância de haver uma harmonia no tripé morador, colaborador e instalações físicas. “Os equipamentos fecham o ciclo da segurança e também é preciso aliar a capacidade de ouvir do profissional que oferece as soluções para adequar à necessidade de cada cliente. Por isso, procurem empresas que saibam ouvir vocês, pois o ponto principal é tentar entender a necessidade e adaptá-la aos produtos disponíveis no mercado”, declarou Emerson.

O consultor em segurança, Fernando José Luiz, mostrou que é possível criar dificuldades e implantar práticas para minimizar ações criminosas, mas para isso é importante haver parceria entre moradores, funcionários e a infraestrutura tecnológica. “As pessoas são displicentes por excesso de segurança. A primeira atitude parte da mudança cultural do condomínio. Se não houver o comprometimento das pessoas não funciona. O porteiro tem de ser treinado para que possa executar o seu papel”.

Um dos apoiadores do evento, o superintendente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (Sindesp/SC), Evandro Fortunato Linhares, também afirma que a segurança precisa ser tratada de forma integrada. “Em se tratando de segurança, temos que buscar integrar a atuação profissional com os mecanismos tecnológicos disponíveis, para ter melhores resultados”.

Rede de Vizinhos

A terceira edição do Condomínio Summit contou também com a apresentação do programa Rede de Vizinhos, com o Major Pablo Neri Pereira, representante da Polícia Militar de Santa Catarina que falou sobre a implantação do programa que forma organizações locais em cooperação com a PM para ampliar a segurança nos bairros da cidade. “A Rede trabalha com pessoas que tenham intimidade geográfica com o local. Atuamos na causa e prevenção dos problemas utilizando mídias sociais, como o Whatsapp”, explicou o major.

Networking

Ao final do evento os participantes puderam conhecer as novidades e ferramentas disponíveis para o segmento e confraternizar em coquetel oferecido pelos patrocinadores: Intelbras, SD Auto motor, MagicDoor, Veloxx, SINDESP/SC, Inova Sistemas de Segurança, I-gás, Santa Cruz bombas, Cartórios de Protesto, Level One, Scond Sicredi, Plastimper, Adservi, Exato, Attento Portaria inteligente, Pontual Cobranças, Altipisos, Furlani Distribuidora, Lavip e Liga Sistemas de Segurança e Automação Predial.

DEPOIMENTOS DOS SÍNDICOS 

“Às vezes perdemos a motivação à medida que os problemas surgem no dia a dia, por isso a necessidade de eventos como este que nos possibilitam ouvir dicas e histórias que motivam e ajudam a renovar a vontade para levar o trabalho adiante. Vi aqui que precisamos rever os conceitos de prevenção para garantir a segurança e não apenas reagir quando acontece algum incidente”.
Síndico Jandir Ambrosi, Condomínio Villes de France.

“Eventos como este são muito bons, pois o síndico tem de se profissionalizar e não assumir a função apenas por falta de opção. Tem de ser alguém que queira fazer algo diferente para o bem dos condôminos”.
Síndico Luiz Nakayama, administra três condomínios em Florianópolis.

“Achei muito válido e interessante reunir os profissionais do setor para tratar desse tema tão relevante nos dias de hoje, pois a segurança é algo que deve ser uma preocupação de todos e não apenas dos gestores. Além disso, o evento nos deu a oportunidade de conhecer outros serviços disponíveis para o setor e também fazer networking com outros colegas do segmento, o que permite a troca de experiências e conhecimentos”.
Jaqueline Jerônimo, gestora condominial do edifício Baía Sul Medical Center.

“O evento foi muito bom. Levo daqui muitas ideias e melhorias que podemos trabalhar e adaptar à nossa realidade, já que somos uma associação com estrutura de condomínio”.
Joedson Carvalho, presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Residence Village Clube, em Florianópolis.

“O evento foi excelente. Serviu para conscientizar as pessoas e principalmente os síndicos da importância da segurança. O ponto forte foi o esclarecimento de que a prevenção inicia nos usuários, sendo eles os principais autores do processo que envolve a segurança, pois os moradores de condomínio imaginam que a segurança é um botão que se aperta e faz tudo acontecer. O que é um equívoco, uma vez que a segurança depende fundamentalmente do usuário. Por isso, os temas apresentados foram ótimos e abrangeram todos os aspectos da segurança em condomínios.”
Edgar Francis - Síndico Profissional

DEPOIMENTO DOS ORGANIZADORES

"O tema segurança em condomínio está muito evidente pela situação em que o Brasil está hoje com a segurança pública não conseguindo suprir toda a necessidade por falta de efetivo, e com isso temos cada vez mais de buscar a segurança privada. Por isso, buscamos trazer um palestrante que, além de segurança pública e privada, pudesse passar uma mensagem de superação, empreendedorismo e lição de vida. Nesse sentido, a trajetória do Marcos Do Val até a SWAT de Dallas enriqueceu nosso evento. Recebemos muitos elogios pela palestra dele e muitos participantes estão ansiosos para os nossos próximos eventos”.
Everton Pitz, CEO da Scond

“Segurança é uma questão de atitude e deve ser levada a sério. É função do síndico incentivar atitudes pró-ativas de moradores e funcionários para que todos façam parte de uma rede coletiva de segurança. O síndico sozinho não promove a segurança, todos do condomínio devem contribuir”.
Ângela Dal Molin, diretora do Jornal dos Condomínios

 

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar:

Deixe o seu comentário

Ao comentar em nosso site você concorda com os nossos termos de uso

Para comentar você precisa estar autenticado.
Por favor, Faça login ou Registre-se

Nenhum comentário registrado

Está procurando Fornecedores?

Aqui você encontra

{{ termError }}